O Porto vai ser pintado ao vivo

Entre 4 e 8 de Maio, vários espaços emblemáticos do Porto vão ser retratados em sessões ao vivo por artistas internacionais especialistas em Plein Air, um método de pintura ao ar livre

Foto
Oscar F. Hevia/Flickr

A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) vai organizar, durante cinco dias (4 a 8 de Maio), a Plein Air Week, evento inserido no encontro internacional de gravura Pure Print Elements.

Nesta iniciativa, Aleksejs Naumovs e Kristaps Zarinš (reitor e vice-reitor da Academia de Arte da Letónia, respectivamente) vão percorrer vários locais emblemáticos do Porto em sessões de pintura ao vivo, a decorrer entre as 14h30 e as 18h30. Os participantes poderão “observar os recursos e as soluções técnicas, bem como a concentração e envolvência emocional necessárias para a realização deste tipo de pintura”, sendo “uma rara oportunidade de aprender através da visualização directa do fazer, circunstância que apenas algumas cidades do mundo já tiveram o privilégio de acolher”, garante a organização.

Além das sessões de pintura ao vivo, o programa inclui também um ciclo de conversas, workshops, visitas e masterclasses sobre Pintura, Desenho e Gravura, conduzidos por nomes como o italiano Davide Antolini, os polacos Christopher Nowicki e Jacek Szewczyk e os letãos Guntars Sietinš e Janis Murovskis.

A semana encerra no dia 8 de Maio, pelas 18h, com a inauguração da exposição “Cidades do Mundo”, de Aleksejs Naumovs e Kristaps Zarinš, no Museu da FBAUP. Esta exposição, com entrada gratuita, ficará patente até dia 22 de Maio.

Sugerir correcção
Comentar