Velocidade Furiosa 7 já é o filme mais visto do ano em Portugal

As Cinquenta Sombras de Grey foram destronadas pela última corrida de Paul Walker.

Foto
Paul Walker morreu em 2014 a meio da rodagem do filme DR

Se em 60 dias em sala o filme que adapta o primeiro tomo da trilogia de E.L. James chamou mais de 498 mil espectadores, o sétimo capítulo da série sobre street racers precisou apenas de uma semana e meia para atingir a meta de filme mais popular nos cinemas portugueses desde o início do ano. De acordo com dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), até domingo Velocidade Furiosa 7 arrecadou já 2,8 milhões de euros de receitas brutas de bilheteira, enquanto As Cinquenta Sombras de Grey se ficou pelos 2,6 milhões.

Este último fenómeno de bilheteira foi o grande responsável pela melhoria dos números de ingressos nos cinemas portugueses no primeiro trimestre de 2015, que tiveram mais 574 mil espectadores e mais 2,9 milhões de euros de receitas em comparação com o mesmo período de 2014. Os dados do ICA surgem numa altura em que há 11 anos as idas ao cinema em Portugal estão em queda – e 2014 foi um ano particularmente negro. O ano passado foi o pior dos últimos 11 anos com receitas de 62,7 milhões de euros (menos 2,8 milhões do que em 2013) e numa década cinco milhões portugueses desapareceram das salas de cinema.

Entretanto, o êxito de Velocidade Furiosa 7 é global: o filme realizado por James Wan já ultrapassou a marca dos 800 milhões de dólares (756 milhões de euros) de receitas em todo o mundo em menos de duas semanas e tornou-se no filme mais rentável de sempre num só dia na China, por exemplo.

Ainda segundo os números revelados pelo ICA esta segunda-feira, este fim-de-semana foram mais vistos nas salas a animação de Home: A Minha Casa, a estreia de Uma Vida ao Teu Lado, Cinderela e Insurgente.