Portugal Restaurant Week: menus a 20 euros em "mais de cem restaurantes de luxo"

Casas de topo garantem menus especiais de 26 de Fevereiro a 8 de Março. Lisboa e Porto dominam a lista. E já se pode reservar

Foto

Eleven e a sua estrela Michelin (que, entretanto, já esgotou as reservas), Assinatura, o novo Lisboète, Furnas do Guincho, Nobre Estoril, Palácio de Seteais ou Lawrence's de Sintra. São algumas das casas do distrito de Lisboa da 3.ª edição da Portugal Restaurant Week (PRW), dominada, precisamente por mesas alfacinhas e da região: nesta, ficam quase seis dezenas das cerca de uma centena de casas que participam.

Já o distrito do Porto está presente com perto de duas dezenas: entre os aderentes, contam-se o Astória, o Góshò, DOP, Egoísta, DeCastro Gaia, Book ou o D. Tonho. Pelo resto do país, há ainda alguns participantes em mais sete distritos — ncluindo o Castas e Pratos em Peso da Régua, Arcadas da Quinta das Lágrimas em Coimbra ou o São Rosas em Estremoz.

Como é já habitual, esta "semana dos restaurantes" também vai durar mais que uma semana: o período oficial é de 26 de Fevereiro a 8 de Março (na verdade, para clientes do banco parceiro do evento — o Millenium —, até dura mais tempo, já que têm direito a uma "semana exclusiva", de 19 a 25 de Fevereiro.

Quanto ao conceito da Restaurant Week, este continua inalterado: "a democratização do acesso à restauração de luxo, a dinamização das receitas das cidades e restaurantes através da promoção do fluxo de consumo e turismo interno, e a contribuição para causas de responsabilidade social", resume a organização em comunicado.

Também o preço se mantém sem alterações: cada menu de autor (composto por entrada, prato principal e sobremesa) custa sempre 20 euros, sendo que um euro reverte a favor de instituições de solidariedade social — desta vez, para a Mulheres de Vermelho, Acreditar e Operação Nariz Vermelho.

No site oficial já é possível reservar restaurantes e verificar os menus propostos por cada um — embora nem todas as casas tivessem ainda o menu disponível para consulta. As reservas para a PRW — que contará, garante a organização, com "mais de 100 restaurantes de luxo" — podem também ser feitas no site do guia de restaurantes BestTables (responsável pela organização desta 3.ª Portugal Restaurant Week) e via telefone (212490000, diariamente das 10h às 22h30). Há ainda uma aplicação (BestTables, para iPhone ou Android) que permite aceder à informação e reservar.

As "restaurant weeks", que se realizam em várias partes do mundo desde 1992, já são bem conhecidas em Portugal (onde até agora tinham sido sempre organizadas pela empresa Sabor do Ano), especialmente nas suas versões "distritais": em Lisboa já houve 12 edições e no Porto 11, mas também já houve "semanas" destas dedicadas exclusivamente a outros pontos do país (casos de Loulé ou Cascais) — no total, contam-se três dezenas de edições do evento e, informa a organização, já foram servidas "mais de 210 mil refeições" que permitiram atribuir "mais de 210 mil euros solidários".

Sugerir correcção
Comentar