Teste de Inglês obrigatório para o 9.º ano aumenta de dificuldade

O Preliminary English Test for Schools também pode ser feito por alunos que estejam a frequentar os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e o ensino secundário, com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos. O prazo para o pedido de certificado decorre entre esta terça-feira e o dia 22.

Exames do 4.º ano vão deixar sem aulas muitos alunos do ensino básico
Foto
Exames do 4.º ano vão deixar sem aulas muitos alunos do ensino básico Nélson Garrido/Arquivo

O teste diagnóstico de Inglês obrigatório para os alunos inscritos no 9.º ano (e facultativo para outros estudantes) será mais exigente do que o que foi feito pela primeira vez em 2014 e já tem data marcada: a componente escrita realiza-se às 14h do dia 6 de Maio e a oral entre os dias 7 de Abril e 5 de Maio. Para quem pretender obter um certificado, as inscrições arrancam esta terça-feira e obrigam ao pagamento de 25 euros.

Os resultados do primeiro aplicado pelo MEC e concebido e certificado pela Universidade de Cambridge e feito por mais de 120 mil alunos ficaram aquém do esperado – segundo os dados fornecidos em Julho pelo Instituto de Avaliação Educativa (Iave), 47,2% dos alunos do 9.º ano ficaram "abaixo do nível de referência” para o “Key for Schools”. Mas isso não impediu que, no mesmo dia em que aqueles foram divulgados, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) e o Iave anunciassem a intenção de este ano aplicar do teste PET − Preliminary English Test for Schools”, ou seja, o nível a seguir.

“O PET é um teste de nível intermédio, equivalente ao Nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR), que abrange um nível de certificação de A2 a B2, sendo o nível superior, B2, correspondente ao First Certificate. O teste permite a verificação e a certificação dos seguintes níveis de proficiência linguística, em função do resultado obtido: A2 — de 45% a 69%; B1— de 70% a 89%; B2 — 90% a 100%”, informou nesta segunda-feira o Iave.

No mesmo documento, o Iave adianta que para os alunos a frequentar os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e o ensino secundário, com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos podem realizar este teste. Para estes, o pedido de certificado (até ao dia 22) é obrigatório; para os alunos do 9.º ano (que são obrigados a fazer o teste), o pedido é facultativo. Uns e outros têm de pagar 25 euros para os obter. São excepção os jovens que frequentam o 9.º ano de escolaridade abrangidos pelo Escalão B (que têm de pagar valor é de 12,50 €) ou pelo Escalão A (isentos de pagamento, embora tenham de formalizar a sua inscrição).

Segundo o Iave, os resultados do teste serão conhecidos no dia 8 de Julho de 2015. No ano passado, a divulgação teve de ser adiada por falta de professores avaliadores. O facto de a participação ser voluntária e de os professores não serem compensados pelo trabalho, que coincidiu com outras épocas de muito trabalho nas escolas, fez com que muitos docentes abandonassem o projecto, apesar de numa primeira fase se terem inscrito.

No próximo ano lectivo, os alunos portugueses terão obrigatoriamente a disciplina de Inglês a partir do 3º ano de escolaridade