De copos abandonados a vasos que deixam ver a planta a crescer

Jovem designer polaca reutiliza copos de vidro abandonados nas ruas de Londres para os transformar em vasos que deixam ver a planta a crescer

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

Durante mais de um mês, Alicja Patanowska percorreu as ruas de Londres, entre as 4 a 6 horas da manhã, à procura de copos de vidro abandonados durante a noite. Recolheu-os de paragens de autocarros, bancos, becos, portas, passeios e até carrinhos de compras. Criou, depois, um objecto de porcelana para ser colocado em qualquer copo e que permite a “observação do processo de crescimento de plantas, do tronco à raiz”.

Plantation”, assim se chama o objecto de porcelana, responde à necessidade que a designer polaca tinha de “descobrir um uso notável e algo simbólico para o que foi abandonado”. Estes objectos brancos são feitos à mão e assumem várias formas, para que possam ser utilizados em copos de qualquer tamanho.

“Estes componentes únicos de porcelana são adequados para o crescimento de plantas e, quando virados ao contrário, podem ser usados como mini-estufas, ideais para a germinação de sementes”, explica a jovem no seu site.

A ideia de Alicja Patanowska é despertar a atenção de pessoas para objectos que são desaproveitados, através de um outro olhar sobre os mesmos, a quem lança um desafio: “Procura as muitas possibilidades que te rodeiam para criares a tua própria plantação caseira”.

“Plantation” venceu a competição de design Confessions of a Design Geek’s Bursary, da Home London, com os votos de mais de 16 mil pessoas.

Sugerir correcção
Comentar