Queres fazer voluntariado? Moçambique e São Tomé estão à tua espera

Até 8 de Dezembro podes inscrever-te nos programas de voluntariado “AHEAD Rumos: Moçambique” e “AHEAD Rumos: São Tomé”, promovidos pela Associação Humanitária para a Educação e Apoio ao Desenvolvimento

Foto
AHEAD

Gostavas de fazer voluntariado? A Associação Humanitária para a Educação e Apoio ao Desenvolvimento (AHEAD) está a recrutar até 8 de Dezembro estudantes universitários de Lisboa para dois programas de voluntariado internacionais: o “AHEAD Rumos: Moçambique” e o “AHEAD Rumos: São Tomé”.

Os programas de voluntariado decorrem em Julho e Agosto de 2015. Destinam-se apenas a estudantes que residam na zona metropolitana de Lisboa e estejam inscritos num estabelecimento de ensino superior dessa área geográfica. A sede da AHEAD localiza-se em Lisboa e é lá que são realizadas as reuniões de preparação dos programas de voluntariado, nomeadamente para a angariação de fundos. “Isto exige uma grande presença e disponibilidade. Há reuniões semanalmente e é necessário estar nos próprios eventos. E estudantes de outras zonas do país teriam mais dificuldade em estar presentes durante a semana e em horário pós-laboral”, justificou ao P3, Joana Lopes, presidente da associação.

As acções de voluntariado focam-se na área da educação, mas há também voluntários a trabalhar na área da saúde, na vertente da educação para a saúde. “Os projectos dependem da formação dos voluntários inscritos. Se temos alguém com formação na saúde, tentamos que sejam dadas formações específicas na área da saúde aos técnicos locais”, explicou Joana Lopes. A presidente da AHEAD acrescenta que “a ideia é levar os estudantes a por em prática a formação superior que estão a ter”. Têm, por isso, actividades “muito diversas”, mas passam todas pela formação a crianças, jovens e adultos.

Com este projecto de voluntariado, a associação pretende contribuir para o desenvolvimento através de acções na área da educação. “A ideia é que os voluntários sejam de diferentes áreas de formação para que o projecto seja o mais versátil e completo possível”, acrescenta Joana.

A AHEAD, fundada em 2007 por estudantes universitários, é uma organização não-governamental para o desenvolvimento e pretende contribuir para uma maior igualdade de oportunidades.

Angariar fundos para financiar programa 

As inscrições são gratuitas e são feitas no site da AHEAD, através do preenchimento de uma ficha de candidatura. O processo de selecção dos voluntários passa algumas fases. A primeira fase de recrutamento consiste na realização de uma dinâmica de grupo e de uma entrevista individual sobre as motivações e disponibilidade dos candidatos. Daqui serão selecionados 80 voluntários (40 para cada país). Depois segue-se o trabalho em Portugal, entre Janeiro e Maio, destinado a angariar fundos, através do contacto de empresas e da organização de eventos pelos voluntários. Como explica a presidente da associação, “o custo do programa depende do sucesso da angariação de fundos”. Depois segue-se a realização de aulas-modelo e a preparação do projecto e, por fim, o trabalho no terreno, em Julho e Agosto.

Apesar de a associação não financiar os programas de voluntariado, Joana garante que o trabalho em conjunto dos voluntários realizado em Portugal, entre Janeiro e Maio, tem possibilitado cobrir grande parte das despesas. “Em 2013 conseguimos que as despesas fossem totalmente cobertas pelas angariações de fundos e os voluntários não tiveram que pagar absolutamente nada. Conseguiram receber algumas ajudas de custo para a alimentação, que é a única coisa que não está contemplada no orçamento. Viagens, estadia, saúde, vistos está tudo contemplado”, destaca.

Para 27 de Novembro está marcada uma sessão de apresentação para esclarecimento de dúvidas, pelas 21 horas, na Nova School of Business and Economics.

Sugerir correcção
Comentar