Porto entre melhores do mundo na qualidade-preço

Para a plataforma Trivago, o Porto ocupa a 84.ª posição na lista dos melhores destinos na relação qualidade-preço. É a única cidade portuguesa

Foto
Adriano Miranda

O Porto está entre os cem melhores destinos na relação qualidade-preço, segundo o Best Value City Index 2015, divulgado esta semana pelo Trivago. É a única cidade portuguesa a integrar a lista, ocupando a 84.ª posição.

No topo do ranking recomendado pelo maior motor de busca de hotéis do mundo estão dois destinos dos Balcãs: Mostar, com a sua pitoresca e famosa ponte otomana (Bósnia e Herzegovina), e Novi Sad, a segunda cidade mais importante da Sérvia. Na terceira posição ficou Lijiang, no sul da China, cujo centro histórico foi classificado como Património da Humanidade pela UNESCO em 1996.

O leste europeu volta a ocupar lugares cimeiros, com a cidade búlgara Plovdiv (Capital Europeia da Cultura em 2019) e a húngara Szeged no quarto e quinto lugar respectivamente. O restante top 10 integra lugares mais distantes e exóticos: Amritsar (Índia), Ouarzazate (Marrocos), Kaliningrado (Rússia), Arequipa (Peru) e Pingyao (China).

A lista é elaborada através de um algoritmo que combina o preço médio por quarto duplo em cada destino (atráves do Trivago Hotel Price Index) com a reputação dos alojamentos atribuída pelos utilizadores (mais de 120 milhões de opiniões em mais de 175 sites de reservas disponibilizados no portal). Apenas destinos com pelo menos 50 hotéis e 150 avaliações foram considerados.

Sugerir correcção
Comentar