Ipatimup: um laboratório de portas abertas à comunidade

O Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto recebe todos os curiosos que queiram conhecer melhor o dia-a-dia de um investigador

Foto
Fernando Veludo/arquivo

Ao longo de dois dias, as portas do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) vão receber alunos, professores e visitantes curiosos que queiram espreitar o interior de um dos mais conhecidos laboratórios do país e, consequentemente, o dia-a-dia dos seus investigadores.

A iniciativa acontece esta sexta e sábado, dias 14 e 15 de Novembro, sendo que o primeiro dia receberá, essencialmente, a visita de mais de 400 alunos do ensino secundário de "vários pontos do país aos laboratórios do instituto e à exposição interactiva sobre prevenção de cancro".

Já o segundo dia será "mais dedicado à comunidade em geral". "Para além das visitas aos laboratórios", serão ainda apresentados "vídeos dedicados aos cancros mais comuns e a melhor forma de os prevenir", também discutida em conversas informais, a acontecer de meia em meia hora, com um grupo de especialistas nestes tipos de cancro (ver coluna da esquerda).

Ao longo dos dois dias, no entanto, o programa ainda reserva algum tempo para "actividades para os mais novos, organizadas pela Unidade de Difusão da Ciência - Laboratório Aberto e, numa iniciativa conjunta da Junta de Freguesia de Paranhos e dos investigadores do Ipatimup", serão confecionados e vendidos produtos feitos em sinergia por idosos e cientistas. Esta é mais uma iniciativa inserida nas comemorações dos 25 anos do laboratório.

Sugerir correcção
Comentar