Lucros da NOS aumentaram 2% para 18,8 milhões de euros
Operadora reporta novo recorde nas ofertas convergentes, que se aproximam de 1,5 milhões de subscrições.
Os lucros da NOS, operadora que resultou da fusão da Zon com a Optimus, subiu 2% no terceiro trimestre do ano, para 18,8 milhões de euros, face a igual período do ano passado, mas o EBITDA teve uma evolução menos favorável, já que caiu 4,6%, para 133,4 milhões de euros.
Os resultados da operadora, controlada pela Sonae SGPS e pela empresária Isabel do Santos, que já manifestaram disponibilidade para integrar uma solução para a PT, revelam que as receitas também registaram uma quebra ligeira em termos homólogos, de 3,8%, para 347,8 milhões de euros, e uma subida de 0,8% face ao segundo trimestre.
No acumulado dos primeiros nove meses, a NOS apresentou lucros de 62,4 milhões de euros, o que representa uma queda de 18,4% face a idêntico período do ano passado. No mesmo período, as receitas atingiram os 1030 milhões de euros, uma redução de 3,8%, e o EBITDA caiu 5,1%, para 397 milhões de euros.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa destaca, relativamente ao terceiro trimestre, que “os custos operacionais não recorrentes de 18,3 milhões de euros, relacionados com o processo de fusão e com o lançamento da nova marca, tiveram impacto no resultado consolidado líquido, que no entanto cresceu 2% para 18,8 milhões". Este resultado ficou acima das estimativas dos analistas contactados pela Reuters, que antecipavam uma queda de 9%, para 16,7 milhões de euros.
A empresa destaca ainda que as ofertas convergentes (pacotes de serviços) "continuam a obter recordes a cada trimestre, com o número de serviços convergentes a aproximar-se de 1,5 milhões de subscrições".
Os serviços convergentes, que agregam serviços móveis, fixo, televisão e Internet, registaram adições líquidas de 480 mil novos clientes, mais 48% que nos três meses anteriores.
"Para este desempenho contribuiu o significativo crescimento dos serviços móveis com o número de clientes a aumentar 9,2% face ao período homólogo, e a registar adições líquidas de cerca de 139 mil novos clientes, com os clientes pós-pagos [de assinatura] a aumentarem 145 mil".
A empresa destaca ainda que "no final do terceiro trimestre, prestava mais de 7,445 milhões de serviços, ou seja, mais 2,6% que em igual período do ano passado".