Instituto Português do Mar e da Atmosfera lança aplicação sobre actividade sísmica

Aplicação permite saber onde ocorreu um abalo, a sua intensidade ou magnitude.

Foto
IPMA

Onde ocorreu um sismo, o que fazer em caso de tremor de terra, o que ter à mão se houver um abalo? Para responder a estas e outras questões sobre actividade sísmica, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou uma aplicação móvel disponível para Android e iOS que disponibiliza informações recolhidas nas estações sismológicas e organizações com que o IPMA colabora.

A aplicação disponível para smartphones e tablets – que deve ser pesquisada com a palavra sismo na Apple Store ou no Google Play – é gratuita e indica ao utilizador os sismos que ocorreram em Portugal nos últimos sete dias.

O IPMA disponibiliza ainda a localização do epicentro do sismo, a data e hora a que ocorreu, a magnitude, profundidade, grau máximo de intensidade e a sua localização. No caso dos Açores, apenas serão lançados dados para os abalos que forem sentidos e tenham uma magnitude maior ou igual a 2.

A aplicação permite visualizar mapas de intensidade sísmica, conhecidos como shakemaps, e os comunicados emitidos pelo IPMA em caso de ter ocorrido um tremor de terra. É ainda indicada uma lista de material de emergência a ter por perto em caso de sismo. 

O instituto já tinha lançado a aplicação Meteo IPMA para o sistema iOS, onde o utilizador tem acesso a informação sobre o estado do tempo, previsões até 10 dias, estado do mar, índice ultravioleta, avisos meteorológicos e notícias relacionadas com meteorologia.

Esta aplicação foi actualizada na semana passada para corrigir um bug detectado no iOS 8.