Novos temas de Thom Yorke já foram descarregados 1,7 milhões de vezes

Lançamento pioneiro de Tomorrow’s Modern Boxes no BitTorrent aconteceu a 27 de Setembro. Número não detalha quantos foram downloads pagos e gratuitos.

Foto
Tomorrow’s Modern Boxes DR

O álbum lançado de surpresa por Thom Yorke no site de partilha de ficheiros BitTorrent já foi descarregado quase dois milhões de vezes - esta segunda-feira chegava já aos 1,7 milhões de downloads. Os números sobre a primeira semana de Tomorrow’s Modern Boxes no site incluem downloads pagos do álbum, mas também o acesso gratuito ao single do álbum do vocalista dos Radiohead e ao respectivo vídeo de A brain in a bottle.

Os dados constam da página onde se pode adquirir o álbum, e tinham sido já publicitados no BitTorrent Blog na passada quinta-feira quando atingiram um milhão de downloads – mas sem discriminar qual a proporção de downloads pagos para as descargas gratuitas do single e do vídeo. O site lembra que Yorke, pioneiro ao testar um canal alternativo de distribuição num site que não as lojas online da Apple ou a Amazon ou ao streaming pago do Spotify, considerou que esta sua experiência “pode vir a ser uma forma eficaz de devolver algum controlo aos criadores sobre a comercialização do seu trabalho”.

Thom Yorke foi assim o primeiro artista a disponibilizar um álbum inteiro via BitTorrent, mediante o pagamento de seis dólares, ou 4,73 euros. Estando o BitTorrent associado aos downloads ilegais e à pirataria, Tomorrow’s Modern Boxes surgiu como uma forma de testar um novo sistema de pagamento, o Bundle, e de refazer a sua imagem.