Quatro autores portugueses nos finalistas do prémio PT Literatura

Gastão Cruz, Ana Luísa Amaral, Gonçalo M. Tavares e Alexandra Lucas Coelho competem com oito escritores brasileiros nas várias categorias do prémio.

Alexandra Lucas Coelho
Foto
Alexandra Lucas Coelho

Há quatro autores portugueses entre os 12 finalistas do Prémio Portugal Telecom de Literatura 2014: Gastão Cruz e Ana Luísa Amaral, na categoria de Poesia, Gonçalo M. Tavares, na de Romance, e Alexandra Lucas Coelho, na de Conto e Crónica. Na primeira etapa do prémio, tinham sido escolhidas 64 obras, entre as quais foram agora seleccionados estes 12 livros, quatro por cada uma das três categorias do prémio.

Caberá agora ao júri seleccionar o melhor livro em cada categoria, e ainda o vencedor do Grande Prémio Portugal Telecom. Cada um dos quatro prémios tem o valor de 50 mil reais (cerca de 16.500 euros).

Gastão Cruz, com Observação de Verão seguido de Fogo, e Ana Luísa Amaral, com Vozes, concorrrem com os poetas brasileiros Guilherme Gontijo Flores e Zuca Sardan.

No Romance, Matteo Perdeu o Emprego, de Gonçalo M. Tavares, enfrenta a concorrência de A cidade, o Inquisidor e os Ordinários, de Carlos de Brito e Mello, de O drible, de Sérgio Rodrigues, e ainda de Opsanie swiata, de Verônica Stigger.

Na categoria mista de conto e crónica só foi seleccionado um volume de contos, Entre Moscas, de Everardo Norões, que competirá com três livros de crónicas: Asa de sereia, de Luís Henrique Pellanda, Nu, de botas, de Antonio Prata, e Viva México, de Alexandra Lucas Coelho.