Samsung e Apple marcam novos lançamentos com relógios inteligentes
Próximas apostas passam pelo segmento de wearables.
Os próximos lançamentos tanto da Samsung como da Apple passam pela aposta nos chamados relógios inteligentes. No caso da multinacional sul coreana, a grande novidade está no facto de o relógio ser capaz de fazer e de receber chamadas sem ter qualquer telemóvel por perto. A tentativa é a de encontrar um produto que volte a impulsionar as vendas.
A maior fabricante de smartphones do mundo, escreve a Reuters, pretende com o relógio “Gear S”, que faz chamadas, apostar no chamado segmento de wearables para contrariar o abrandamento das receitas do segmento de telemóveis, que no segundo trimestre ficaram abaixo do esperado.
Em relação ao modelo anterior, o relógio apresenta um ecrã maior e redondo, com a possibilidade de estabelecer ligações a redes sem fios, GPS integrado e aplicações destinadas à prática de exercício físico. O relógio funciona com o novo sistema operativo desenvolvido em parceria com a Intel, o Tizen, e deverá chegar às lojas em Outubro.
Porém, a concorrente norte-americana Apple também tem a sua estratégia focada em acessórios semelhantes e, no início de Setembro, deverá lançar um relógio inteligente, adianta o The Telegraph, escrevendo que o equipamento deverá ter funcionalidades que permitem controlar, por exemplo, as luzes ou o portão da garagem de casa.
A apresentação do novo produto deverá acontecer no dia 9 de Setembro, ao mesmo tempo que será dado a conhecer o iPhone 6 num encontro com jornalistas. O relógio deverá, ainda, aproveitar as funcionalidades das aplicações da Apple para a prática desportiva, permitindo sincronizar dados como a frequência cardíaca do utilizador.
Também a LG Electronics, por seu lado, anunciou nesta quinta-feira que está a produzir um relógio inteligente, o “G Watch R”, que se caracteriza por um ecrã circular de OLED, aço inoxidável e correia de couro. A marca não divulgou os mercados em que será lançado, dizendo apenas que deverá estar disponível no último trimestre do ano. A primeira marca a apostar nos mostradores curvos foi a Motorola.