Turistas nus geram onda de protestos em Barcelona

Fotos de turistas nus nas ruas da Barceloneta levaram os habitantes daquele bairro de Barcelona à rua para protestarem contra os excessos cometidos por visitantes. Querem regras e devolver o sossego ao bairro

Foto
DR/vforner.wordpress.com

Barulho, sujidade e falta de civismo. São algumas das queixas dos moradores da Barceloneta, que agora decidiram protestar com mais vigor. Tudo começou depois de fotos de um grupo de turistas italianos começarem a circular na Internet. Os turistas, nus, passearam numa das principais vias da Barceloneta, tradicional (e turístico) bairro junto às praias da capital catalã, e foram às compras numa loja local. O morador que tirou as fotos e as divulgou no seu blogue, Vicenç Forner, disse ao “El País” que este “não é um episódio isolado. Aqui os turistas fazem o que querem e a polícia não sabe o que fazer”.

Em 2011, as autoridades locais de Barcelona já tinham declarado a proibição de andar completamente despido, de tronco nu ou em trajes de banho no centro histórico da cidade, estipulando multas. Em 2013, o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha confirmou a proibição e considerou que a autoridade municipal prevalece sobre a liberdade individual no que toca à definição de limites sobre condutas que podem provocar alterações na ordem pública. Mas no bairro de Barceloneta, a directiva não parece ter resolvido os problemas.

De acordo com vários moradores, a situação descontrolou-se com a crise económica. Os preços low cost atraem muitos jovens para a baía da Barceloneta, onde alugam apartamentos e estão constantemente a beber e a fazer barulho. A proximidade da praia faz do bairro cenário de festas nocturnas até às primeiras horas da manhã. “Imagine estar dentro de um pequeno apartamento, com três crianças, desempregado, sem dinheiro para ir de férias e ter de aturar os gritos e as festas dos turistas no apartamento ao lado. É insuportável”, defendeu Andrés Antebi, outro dos moradores do bairro.

Esta quinta-feira, a autarquia de Barcelona informou que estão a trabalhar para regular os estatutos dos alojamentos turísticos antes do final do ano e que vão enviar mais agentes municipais para combater os comportamentos dos turistas. Os moradores, porém, dizem que a contestação não é de agora e que nada tem sido feito.

A associação de moradores L’Ostia, que já se queixou várias vezes da venda de drogas, dos excessos e de bares ilegais, contabiliza 170 alugueres ilegais só no bairro de Barceloneta. “Isto está a afastar os turistas locais e tradicionais”, diz Forner.

Sugerir correcção
Comentar