Fusing promete “mistura” de experiências na Figueira da Foz

De 14 a 16 de Agosto, o Fusing — Culture Experience tem mais de 100 actividades programadas para a Figueira da Foz. O recinto do festival tem praia privada e há ainda espaço para um encontro de "instagrammers"

Clica para aumentar o programa
Fotogaleria
Clica para aumentar o programa
Miguel Oliveira
Fotogaleria
Miguel Oliveira

O festival Fusing promete três dias de experiências complementares, nas áreas da música, arte, desporto e gastronomia, mais de 100 actividades que decorrem a partir de quinta-feira, 14 de Agosto, até sábado, 16, na zona ribeirinha da Figueira da Foz. "Há festivais gastronómicos, há campeonatos só de surf, nós aqui juntamos tudo. Acredito que a experiência que o público viva no Fusing é uma experiência complementar, todas as áreas se complementam e fazem do Fusing uma coisa única", disse à agência Lusa Carlos Martins, director de marketing e comunicação do festival.

O evento, denominado Fusing Culture Experience, está em fase final de montagem do recinto instalado entre o rio Mondego e o molhe Norte do porto comercial, suportado por 30 elementos da organização a que se juntam cerca de 100 voluntários que se inscreveram para trabalhar no festival, além dos funcionários de empresas externas, adiantou.

No capítulo musical, o festival propõe um total de 43 bandas e artistas, divididos entre o placo principal (denominado Fusing), o palco secundário (Experience) e ainda numa zona de descanso na praia anexa ao recinto e na área onde se irão realizar workshops e outras actividades de cozinha. Agendado está, ainda, um duplo encontro de "instagrammers".

Foto
Miguel Oliveira

Noiserv regressa ao Fusing para abrir o palco Experience, às 19h53 de quinta-feira. Seguem-se First Breath After Coma, Sensible Soccers, Slow Magic — músico norte-americano que junta a electrónica à percussão e é conhecido por usar sempre uma máscara — White Haus e Trikk. No palco principal, os For Pete Sake actuam às 21h, seguidos da 'rapper' Capicua, You Can't Win Charlie Brown e Primitive Reason.

Sexta-feira, no palco Experience actuam os Salto, Nice Weather For Ducks, A Velha Mecânica, Miura, Octa Push, estando o encerramento a cargo de DJ Slimcutz & Ace. Já o palco Fusing recebe os Norton, Peixe:Avião, o brasileiro Cícero e Capitão Fausto. No sábado, o palco secundário reserva pouco mais de duas horas para os seis finalistas da primeira edição do concurso de bandas intitulado "Da Garagem ao Palco": a partir das 18h actuam os Pitch, Marvin, Hrra, Bearbug, Le Crazy Coconuts e Lupiter. A programação segue com Orlando Santos, When The Angles Breath, Sequin, Djedjotronic e D.I.M. No palco Fusing, a última noite fica a cargo de Fachada, Dead Combo, The Legendary Tigerman e PAUS.

No capítulo da arte, o açoriano Pantónio tem em fase final de execução um mural numa parede do recinto, enquanto o pórtico de entrada — um contentor transversal sobreposto a outros dois — está, igualmente, a ser intervencionado por artistas urbanos. Já Tâmara Alves foi desafiada a contar uma história utilizando e reabilitando portas e portões degradados de várias ruas da Figueira da Foz, Panda do Transe tem em execução bonecos moldados em papel e fita-cola, de dimensões e figura idênticas ao de uma pessoa real, em locais diversos da cidade e o duo de origem romena Aitch e Saddo está a decorar um bloco de pedra colocado à entrada do molhe norte do porto comercial.

Na Garagem das Artes haverá exposições de fotografia, whorkshops diversos, contacto com artistas e uma demonstração de "breakdance", entre outras iniciativas e no capítulo gastronómico haverá aulas de diferentes artes de culinária e uma "batalha" gastronómica que vai opor especialistas de cozinha locais a chefs nacionais.

Na praia anexa ao recinto estará instalada uma Surf Village, com aulas gratuitas de surf e surf adaptado (para pessoas com mobilidade reduzida), bodyboard, kayak e skimming, surf na lona — em que uma lona gigante faz as vezes de uma onda, surfada com um skate — ou demonstração de construção de pranchas, entre outras actividades.

Os bilhetes para o Fusing estão à venda por 39 (passe para os três dias) ou 17 euros (entrada diária).

Sugerir correcção
Comentar