Morrissey arrancará digressão europeia em Lisboa?

O ex-cantor dos Smiths revela em texto num site de fãs que tocará na capital portuguesa dia 6 de Outubro.

Foto
Morrissey na sua última passagem por Portugal, no festival Paredes de Coura, em 2006 Paulo Pimenta

Em Junho, cancelou a digressão americana depois de um concerto na Boston Opera House, justificando a decisão com “febre aguda” e “problemas respiratórios”. Mas isso foi no outro lado do Atlântico. Deste lado, podemos começar a contar os dias com ansiedade. Morrissey anunciou num comunicado publicado terça-feira no site True To You que o primeiro concerto da digressão europeia de World Peace Is None Of Your Business, o último álbum do ex-cantor dos Smiths, terá lugar em Lisboa, a 6 de Outubro.

O True To You não é um site oficial de Morrissey, mas é um veículo a que este recorre habitualmente para dar novidades do seu percurso ou expor opiniões sobre os mais diversos temas. Recentemente, foi notícia que um dos seguranças da equipa do cantor fora despedido por, alegadamente, ter recusado um pedido para “silenciar” o gestor de um site, Morrissey-Solo, que estaria a expor demasiado a vida privada do cantor. Morrissey negou veementemente a acusação e ameaçou agir judicialmente.

“A simples ideia de que iria pedir a um perfeito desconhecido [o segurança Bradley Stern] para agredir fisicamente [o gestor de Morrissey-Solo] David Tseng não pode parecer credível a qualquer pessoa sã”, reagiu num texto escrito no True to You em que classificava David Tseng como “moderamente irritante”, mas não o suficiente para “sequer me preocupar com ele”. O desdém de hoje já foi, porem, a irritação de ontem. Em Julho de 2011, num concerto em Bradford, Morrissey surgiu em palco com uma t-shirt onde se lia "Fuck Morrissey-Solo". Mais tarde nesse mesmo mês David Tseng, que viajara de Los Angeles até Copenhaga para assistir a um concerto, viu-lhe negada entrada no mesmo, decisão justificada com a "angústia" provocada em Morrissey e na sua banda pelo "site venenoso".

Já o True To You é, para Morrissey, tudo menos venenoso. Podemos estar certos que foi ele o autor do texto em que, depois de elogiar três fãs que colocaram online vídeos por eles realizados para World peace is none of your business e em que reflecte sobre o estado da sociedade actual (“não se sintam impotentes!”, exorta), refere o início em Lisboa da digressão europeia. Aguardemos, ainda assim, pela confirmação oficial.

Depois dela, restar-nos-á fazer figas para que se repita 2006 (quando Morrissey actuou no festival Paredes de Coura) e não 2012 (quando, no próprio dia, foi cancelado o concerto marcado para o Cascais Music Festival, com a justificação de uma lesão muscular de Soloman Walker, o baixista da sua banda).

Sugerir correcção
Comentar