A praia está a nascer à volta do lago DR
Foto
A praia está a nascer à volta do lago DR

Lisboa vai ganhar uma “praia urbana” em Agosto

Jardim do Torel estreia "praia urbana bem no coração de Lisboa" com acesso livre, "sol, água, areia e muita animação" durante o mês de Agosto

O "mar" vão ser as águas doces de um lago artificial setecentista, ornamentado com uma estátua de Viana da Mota. O areal é composto por areia fluvial, que estava nestes últimos dias de Julho a ser colocada e “arrumada” num deck rectangular frente ao lago. Em redor da novíssima “praia urbana”, além de cadeiras, puffs e toalhas estendidas, esperem-se nadadores-salvadores certificados, um quiosque-bar de apoio ou espaço de duches. E, garante a junta de freguesia de Santo António, promotora da iniciativa, nem vão faltar as bolas de Berlim.

A partir das 10h de 1 de Agosto, será assim a vida balnear na Praia do Torel, fabricada no recentemente renovado jardim homónimo, uma cascata verde pela colina a partir da zona entre o Campo Mártires da Pátria e o Elevador do Lavra. Mas, se em todo o jardim, um dos mais calmos da cidade e já habitualmente usado como “praia” e campo para piqueniques pela relva, há espaço que chegue para umas cinco mil pessoas, pela nova praia o espaço é muito mais limitado, obrigando a numerus clausus: a “lotação máxima dentro do lago/piscina será de cerca de 50 pessoas (controlada pelos nadadores-salvadores)”.

Mas o lago – cuja água, prometem, é “tratada devidamente” e onde foi anexada uma rampa de acesso –, o areal e as boas vistas para a Baixa e o centro lisboeta não serão a única atracção. Para recriar com mais precisão a vida balnear, haverá uma programação paralela “extensa”, aos fins-de-semana, que incluirá “actividades físicas, actuações de DJ's e cinema ao ar livre”. No jardim, existia já um bar-esplanada, que está localizado ao mesmo nível e a dois passos da nova praia.

PÚBLICO -
Foto
A zona em obras para edificar a praia DR

A edificação do projecto da junta de freguesia de Santo António está estimada, informa aquele órgão, em cerca de 4 mil euros – uma “parte desse valor”, não especificada ainda, foi “angariado graças ao envolvimento de marcas patrocinadoras”, sendo o restante “retirado do orçamento previsto para Cultura e Dinamização” da freguesia.

A junta faz ainda questão de realçar que apenas o espaço agora tornado praia será alterado: “a parte de cima do Torel vai manter-se preservada com a sua sombra e o miradouro”, sem sofrer quaisquer intervenção.

De acesso gratuito, a Praia do Torel abre diariamente a partir de 1 de Agosto e até 31 de Agosto das 10h às 20h. O jardim tem três acessos: porta principal na Rua Júlio de Andrade – próxima do Campo Mártires da Pátria ou Elevador do Lavra; porta na rua do Telhal (no seguimento da rua das Pretas) e acesso quase directo à praia pela Calçada do Moinho de Vento.

Sugerir correcção