Dez músicas que tens de ouvir este Verão

Dez músicas, dez artistas, dez provas de que a música portuguesa nunca esteve tão bem

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

Com o sol de volta e o Verão finalmente aqui, decidimos fazer uma selecção de dez músicas perfeitas para ouvir na praia. Nesta lista estão nomes emergentes que, do norte ao sul de Portugal, estão e vão marcar a cena musical em Portugal. Dez músicas, dez artistas, dez provas de que a música portuguesa nunca esteve tão bem. Para ouvir a lista completa basta seguir este link.

1. Modernos "Só Se Te Parecer Bem"

Os Capitão Fausto arranjaram um tempo extra e desdobraram-se em mais duas bandas. Em primeiro lugar, Os Modernos, mais virados para o rock e lo-fi, também representados na voz por Tomás Wallenstein e com uma música de letra simples e sincera...

Foto
Mafalda Frade já passou pelo Myspace e trabalha actualmente na equipa de Marketing do Tradiio

2. Bispo "Cancun"

... Em segundo, os Bispo, que deixaram a lírica de fora e se dedicaram ao rock e electrónica psicadélicos. Ouvi-los é fechar os olhos e viajar entre os anos 70 e o agora, num bom e viciante exercício musical.

3. Duquesa "Douchebag"

À primeira, talvez não reconheçam a voz de Nuno Rodrigues, vocalista dos Glockenwise. Autor do disco mais relaxado e boa-onda do Verão, Duquesa de seu nome, Nuno fala sobre a namorada, gelados e o facto de não ser um idiota. Banda sonora perfeita para tardes preguiçosas de Verão? Esta música e todo o EP.

4. Toulouse "Tero!"

Tomás de Frias dos JUBA empresta a voz ao primeiro single dos Toulouse, banda indie surf pop ainda envolta em algum mistério. Não sabemos muito sobre eles mas esperamos ouvir mais muito em breve. Para já, fica a primeira amostra.

5. D'Alva com Capicua "Barulho II"

Por esta altura, (felizmente) já toda a gente ouviu falar em D'Alva, nome que representa o que de melhor e mais fresco se faz na Pop em Portugal. As influências vêm de todos os géneros musicais e é isso que faz deste um disco eclético e bem trabalhado. Como se tudo isto não bastasse, Capicua, rapper prodígio do Porto, junta-se a eles no single "Barulho II".

6. The Lazy Faithful "Frosted Glass"

Não foi há muitos anos que The Lazy Faithful tocavam (e muito bem) clássicos dos Beatles e Beach Boys pelas ruas do Porto. Cara de miúdos mas com maturidade musical notável, encontraram entretanto uma identidade própria que revelam tão bem em disco como ao vivo. "Frosted Glass" é o próximo single de um álbum que merece a nossa atenção.

7. Norton "Brava"

A cada par de anos, os Norton lançam um óptimo single, dançante e cativante. Este ano não é excepção e "Brava" é o nome do mais recente lançamento da banda que nos deixa a dançar involuntariamente.

8. Los Waves "Two Wild Hearts"

Orgulho da música que se faz em Portugal é o que se sente assim que "Two Wild Hearts" (ou qualquer música dos Los Waves) começa a tocar. Pop psicadélica com voz lo-fi com um pé em Londres e outro em Lisboa. Boas influências traduzidas em músicas ainda melhores.

9. Golden Slumbers "My Love Is Drunk"

É provável que pouca gente saiba quem são mas isso vai mudar em breve. As Golden Slumbers são um duo lisboeta de vozes delicadas e viciantes que se estreia com "My Love is Drunk", o primeiro single do EP de estreia, "I Found the Key".

10. Time for T. "Free Hugs"

Do Algarve para Brighton, Tiago Saga comanda os Time For T., banda que sofreu boas influências por estar sempre à beira mar. "Free Hugs" é uma música bem disposta, comandada por uma guitarra acústica e uma voz inconfundível e simpática.

Sugerir correcção
Comentar