Scolari fora da selecção do Brasil

Federação já está à procura de um novo seleccionador, para levar o Brasil ao Mundial de 2018 na Rússia.

Foto
O treinador não resistiu às goleadas contra a Alemanha e a Holanda Ueslei Marcelino/Reuters

As duas goleadas sofridas pela selecção do Brasil no Mundial de futebol levaram ao afastamento do treinador Luiz Felipe Scolari, avança a TV Globo. A estação de televisão garante que a federação já está "em busca de um novo técnico para assumir o projecto que terá como ponto alto a Copa do Mundo de 2018, na Rússia".

Ao todo, Scolari cumpriu 29 jogos ao comando da selecção brasileira, num percurso que começou em finais de 2012. No ano seguinte, entre Junho e Julho de 2013, levou o Brasil à conquista da Taça das Confederações, com uma vitória na final por 3-0 contra a selecção espanhola.

Essa vitória – e a escolha de Neymar como melhor jogador do torneio – aumentaram as expectativas dos adeptos brasileiros, que contavam conquistar o 6.º título mundial este ano, no seu próprio país.

O caminho até às meias-finais no Mundial 2014 foi feito com altos e baixos, mas mais do que o afastamento da final, foi a forma como isso aconteceu que acabou por ditar a saída de Luiz Felipe Scolari – a humilhante derrota por 7-1 contra os alemães nas meias-finais e uma segunda goleada (3-0) no jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares, contra a Holanda, apontaram a porta da saída ao treinador brasileiro.

No final do jogo contra a selecção holandesa, Scolari deixou o seu lugar à disposição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), frisando que essa decisão já tinha sido tomada antes do Mundial. O contrato do treinador terminava de qualquer forma por estes dias, mas havia expectativas de que pudesse ser renovado se a prestação da selecção brasileira fosse considerada positiva.

"A CBF aceitou o pedido de Felipão e confirmou a demissão de Luiz Felipe Scolari, Carlos Alberto Parreira e de toda a comissão técnica que trabalhou na Copa do Mundo", lê-se no site da Globo.

As apostas dos adeptos para o nome do futuro seleccionador já começaram. A julgar pela caixa de comentários do site da Globo, José Mourinho e Pep Guardiola estão entre os preferidos, mas muitos acreditam (com desagrado) que a CBF vai voltar a escolher um treinador brasileiro.

"Por mim, seria um estrangeiro! Os treinadores brasileiros [estão] precisando tomar uma dessas pela cara para deixarem de serem apenas gritadores de beira de gramado!", escreve um dos leitores do Globo. Outro teme que o futuro próximo da selecção brasileira continue a ser tumultuoso: "Anotem: o próximo treinador será o Tite ou o Gallo. Os dois vão super mal na Copa América em 2015 (igual o Mano), e vão cair nas Olimpíadas. Em poucas palavras, até 2018 o Brasil vai mudar de técnico umas duas ou três vezes de novo!"

Sugerir correcção
Comentar