Creatycle, a plataforma que junta artistas que fazem reciclagem

A espanhola Natalia Rodriguez criou um mercado digital que vai juntar artistas portugueses e espanhóis que fazem arte a partir de produtos reciclados. O evento Creatycle Market marca o lançamento da ideia nos dias 5 e 6 de Julho no Porto

DR
Fotogaleria
DR
DR
Fotogaleria
DR

Natalia Rodriguez sempre gostou de navegar na internet em busca de “ideias e produtos criativos”, mas nas suas viagens encontrava frequentemente uma lacuna: “Estava tudo demasiado disperso.” Daí surge o ponto de partida para o Creatycle, uma plataforma que quer juntar no mesmo espaço artesãos, designers e criativos portugueses e espanhóis que fazem obra a partir de materiais reciclados: “A minha ideia foi centralizar tudo numa plataforma, onde quem vá saiba que encontra produtos reciclados, criativos, originais e únicos.”

Este “marketplace” — que deve estar online daqui a cerca de dois meses no endereço creatycle.com — vai permitir que cada utilizador tenha um perfil e possa fazer “upload” das suas criações, com uma explicação das peças (com que material foram criadas, como, etc.) e um preço de venda. A utilização será inicialmente gratuita e deverá depois passar a haver uma taxa de participação, que vai variar de acordo com o número de peças.

"Criar comunidade"

Foto
Natalia Rodriguez mudou-se para o Porto para desenvolver o projecto Creatycle

“A ideia é criar uma comunidade à volta deste tema e também tornar estes produtos mais próximos de pessoas que não frequentam feiras ou mercados e que por isso não chegam a estas criações”, explicou ao P3 a madrilena de 27 anos que se mudou para o Porto em Novembro para desenvolver esta ideia.

Antes de chegar à web, a ideia do Creatycle vai estar materializada em formato evento, no Creatycle Market. “Por exemplo, há muito mobiliário feito de papelão e enquanto não se vê e não se testa não se acredita como é resistente”, diz Natalia Rodriguez para justificar a criação do mercado de entrada gratuita.

No Hotel Carris Porto Ribeira, na cidade do Porto, vão estar este fim-de-semana 16 artesãos e uma exposição com esculturas e pinturas de artistas mais conceituados, cujas peças foram criadas a partir de materiais reciclados. Neste mercado vão estar produtos feitos a partir de cartão, de garrafas PET, teclas de computador, pregos, madeira, entre outros. 

A plataforma Creatycle foi desenvolvida em parceria com a empresa FYI e contou com o apoio da ReadyMind - Associação Português de Resíduos Reutilização através da Arte e Design e da Portugal Lovers, entre outras entidades portuguesas.