Microsoft vai vender versão mais barata da Xbox One sem Kinect

Nova versão chega aos principais mercados a 9 de Junho.

Foto
Nick Adams/Reuters

A Xbox One vai passar a ter um preço a partir dos 399 dólares (290 euros), numa versão sem Kinect, mas que não diminui a capacidade da consola em aceder aos principais jogos da marca e aplicações, como até aqui.

A versão sem Kinect, um sensor de movimentos, começa a ser comercializada a partir de 9 de Junho, em todos os mercados onde a Microsoft está disponível. O Kinect é o acessório que permite jogar sem recurso a comandos físicos e que estava, até aqui, incluído na consola.

Quem adquirir esta versão da Xbox One poderá depois comprar um novo sensor de movimentos à parte, a ser lançado no próximo Outono, indica a Microsoft em comunicado, deixando mais pormenores para os próximos meses.

A empresa justifica esta opção de compra posterior com a percentagem de utilizadores do Kinect para a Xbox One: mais de 80% utiliza activamente o sensor, com uma média de 120 comandos de voz por mês em cada consola.

“Vamos continuar a oferecer um pacote premium da Xbox One com Kinect para aceder a controlos de voz e gestos, entrada biométrica, personalização instantânea, digitalização instantânea de códigos QR e recursos avançados apenas disponíveis com o Kinect em jogos como “Kinect Sports Rivals”, “Just Dance 2014”, “Project Spark” e outros, indica o grupo norte-americano.  

Além de lançar a nova consola, a Microsoft está a trabalhar para que seja possível ver Netflix, YouTube, Twitch e Hulu na Xbox One sem ser necessário criar uma conta adicional.

O responsável pela estratégia de negócio na empresa, Yusuf Mehdi, explicou à BBC que com esta decisão a Microsoft pretende responder às opiniões dos jogadores que tem recebido. “Esta decisão não foi feita por nós”, sublinhou. “Falámos muito tempo com os nossos parceiros de jogos e de entretenimento para responder às suas necessidades e às dos consumidores”, acrescentou.

Em Março, o mesmo responsável anunciou que a actual versão da Xbox One vai estar disponível em 26 novos mercados no próximo mês de Setembro, incluindo em Portugal. O preço pelo qual vai ser comercializada ainda não é conhecido mas deverá rondar os 499 euros como noutros mercados europeus onde já está à venda. O PÚBLICO questionou a Microsoft para saber como será a introdução da versão sem Kinect no mercado português mas a informação ainda não está disponível.

Sugerir correcção
Comentar