Já conheces o palácio do gin?

Pestana Palace, em Lisboa, recebe dia 10 de Maio o Gin Tasting 2014. Há provas, "workshops" e outras actividades

Foto
Fernando R. Ortega/Flickr

Lisboa recebe uma verdadeira gala real do gin, a bebida de que se fala. É o "primeiro grande evento em Portugal dedicado ao mundo do gin" e decorre este sábado, 10 de Maio, no Pestana Palace. No Gin Tasting 2014 há provas, "workshops" e, claro, muito, muito gin.

Organizado pela Essência do Vinho, o Gin Tasting 2014, no Pestana Palace, em Lisboa, entre as 15h e as 21h30, promete "mais de 50 referências em prova", "das marcas internacionais incontornáveis aos novíssimos gins nacionais", com o público a poder assistir à preparação de gins e cocktails à base de gin pela "arte de experientes barmen". E prová-los, claro, além de poderem ainda comprar acessórios e botânicos. A entrada custa 15€ e dá direito a um copo de provas, três gins e acesso às master classes e "workshops".

O "fenómeno" do gin 

O evento, que conta com a presença da Sogrape Distribuição (com diversos gins, incluindo o London Nº 3) e com um espaço especial da Bacardi Portugal (Bombay Sapphire), inclui ainda uma dezena de master classes, onde participam "especialistas conceituados".

Entre as "celebridades": Peter Allison, (manager internacional do grupo Gonzalez Byass, que vai orientar uma sessão dedicada a um dos gins mais famosos do mundo, o London Nº1), Peter Martin (director de desenvolvimento e negócios, vai detalhar os porquês do sucesso do Broker’s London Dry Gin), Xoan Cañas (que orienta uma master class do gin galego Nordés). Diversos "embaixadores" de marcas também orientarão provas focadas em gins como o Beefeater 24, Plymouth Gin, Bombay Sapphire ou o Gin Botanic. Ao longo da tarde, é ainda possível ficar a saber como "otimizar o seu gin em casa” (com o especialista enogastronómico Paulo Russell-Pinto) ou acompanhar uma master class com diferentes gins (com Pedro Santos Costa, do Gin Club. A inscrição nas actividades é livre mas cada sessão tem uma lotação máxima de 20 lugar, o que obriga a inscrição prévia no local do evento.

A harmonização da bebida com a comida fica a cargo do restaurante UMAI, célebre pelo seu trabalho com a gastronomia japonesa. O convite é para acompanhar o gin com uramakis, hosomakis e norimakis.

Depois de Lisboa, o evento já tem marcadas edições nas cidades onde se estreou em 2013: Leiria (20 de Setembro) e Porto (4 de Outubro).

Em Portugal, segundo dados compilados pela organização do Gin Tasting, “nos últimos quatro anos, o consumo do gin tem aumentado de forma significativa”. Um “verdadeiro fenómeno de procura do destilado”, refere-se, evocando especialistas do sector. Só em 2013, adiantam, terão sido vendidas no país mais de 300 mil garrafas de gin. No seguimento do “fenómeno”, além de bares e espaços que têm no gin o seu mote, já há mesmo quatro gins portugueses e Portugal poderá até vangloriar-se de ter a primeira revista do mundo dedicada à bebida, lançada em Abril, a Zest.

Sugerir correcção
Comentar