Músico de rua multado em Lisboa por falta de licença

Caso de Guilherme Rodrigues está a gerar indignação nas redes sociais.

Foto
Os Urban Music DR

A história tornou-se conhecida através das redes sociais, onde está a gerar indignação. Guilherme Águas Rodrigues, violoncelista da banda Urban String Music, foi multado na manhã de 29 de Abril, enquanto actuava na Rua Augusta, em Lisboa, por não ter licença de músico de rua.

Para o músico “faria todo o sentido” ser multado, caso “tivesse sido advertido mais do que uma vez”. Mas sendo a “primeira vez”, considera que houve excesso de zelo e “mau senso” por parte dos agentes que o abordaram. O violoncelista desconhece ainda o valor da multa aplicada, uma vez que, quando questionou o agente, lhe foi dito apenas que a coima iria “chegar-lhe a casa”.

De acordo com Guilherme Rodrigues, o “mais extraordinário” da situação é que a Câmara Municipal de Lisboa não está a emitir actualmente licenças para actuar na rua, o que torna impossível a um músico de rua regularizar a situação.  O artista explicou que, quando o processo de candidatura é aberto, o pedido tem um custo de “cerca de 39 euros”, independentemente da “candidatura ser ou não aceite”. O PÚBLICO contactou a Câmara Municipal de Lisboa, a propósito da emissão de licenças, mas ainda não recebeu esclarecimentos sobre o caso.

O violoncelista realçou que, “dê por onde der”, a sua banda não vai desistir de tocar na rua. Sobretudo, porque vão para a rua para “divertir o público e divulgar o trabalho” e não com o intuito de “ganhar dinheiro”.

O músico Vicente Palma denunciou a situação no Facebook, publicando uma imagem do agente em causa. E em menos de 48 horas, o post teve mais de 5700 partilhas por outros utilizadores. Guilherme Rodrigues contou que, apesar de a maioria das pessoas que comentaram a publicação se terem mostrado solidárias com o caso, houve também quem defendesse a “atitude das autoridades”.

O violoncelista garantiu ainda que considera o sucedido uma “afronta” e que estas situações prejudicam a “cultura do músico de rua” em Portugal.

O PÚBLICO contactou ainda a Polícia Municipal de Lisboa e não obteve resposta. 

Editado por Hugo Daniel Sousa

Sugerir correcção
Comentar