Eles criaram uma aplicação para desvendar o Porto de forma intimista

Sabe quais são os roteiros preferidos de Vítor Baía, Manuel Serrão ou Siza Vieira? Não? Agora já pode conhecer

Foto

Vítor Baía, Siza Vieira, Hélio Loureiro, Richard Zimler, Manuel Serrão, Antero Braga e Hélder Pacheco dão a conhecer a sua opinião sobre o Porto e os seus próprios roteiros. Sabia que quando o antigo Presidente da República Francesa, Jacques Chirac, visitou o emblemático Magestic, no Porto, deixou o café surpreendido ao pedir uma cerveja?

Esta é uma das curiosidades que a Oporto Insight, uma nova aplicação móvel para Android e iOS tem para oferecer sobre os mais singulares locais da cidade do Porto. Em 2007, Marta Castelo e Paulo Ranito rumaram a Dublin. Após perceberem o forte "marketing" desenvolvido à volta da capital irlandesa, questionaram-se sobre o facto do Porto, “com tanto ou mais atributos”, não ter uma divulgação tão forte no estrangeiro. E assim nasceu a aplicação móvel Oporto Insight.

O que torna o Porto singular? Este é o mote da aplicação desenvolvida pelo casal portuense. Após voltar para Portugal, Marta e Pedro começaram a pensar numa forma de potencializar, a nível digital, a cidade no mercado internacional. Após um extenso trabalho de investigação, surge este mês a Oporto Insight, que dá a conhecer não apenas locais a visitar no Porto, como os mais diversos roteiros sobre a cidade.

Foto

Uma vez que a urbe é considerada pela segunda vez Melhor Destino Europeu, o público-alvo são sobretudo os turistas. Após ter a ideia consolidada, era necessário colocá-la em prática. Paulo Ranito conta ao PÚBLICO, que para isso, contactaram a Appy Lab, a empresa que desenvolveu a vertente técnica e de "marketing" digital, que considerou a ideia “muito interessante”. Também o Departamento de Turismo da Câmara Municipal do Porto achou o projecto “com muito potencial” e desde logo se mostrou disponível em colaborar, tendo fornecido todas as ferramentas necessárias, como a base de dados do Porto Turismo.

Mas de que forma é que esta aplicação se distingue das outras? Este foi o verdadeiro desafio do casal. Durante mais de dois anos, Marta e Paulo aproveitaram os finais de tarde e os fins-de-semana para recolher informação e estudar a fundo a cidade. Desde as horas passadas na biblioteca municipal, consultando livros de historiadores, ou ainda as conversas “com verdadeiros tripeiros”, tudo contribuiu para tornar o projecto mais interessante.

Paulo Ranito explica que a aplicação “não é apenas sobre o turismo do Porto, mas sim uma mais-valia devido à riqueza das curiosidades dos sítios mais singulares da cidade”. Uma descoberta até mesmo para o casal, que começou a ver a cidade com um olhar diferente. Desde a experiência no estrangeiro, Marta e Paulo aprenderam a atribuir ao Porto “mais valor”, o que foi fundamental para criar este projecto.

“Enquanto portuense foi muito enriquecedor, um privilégio adquirir este conhecimento da cidade. Agora apercebo-me como antes esse conhecimento era praticamente superficial”, conta Paulo. Ainda que tivessem sido muitas horas a visitar locais e a falar com portuenses, Paulo diz que a receptividade de algumas pessoas foi muito importante. “Se em alguns locais, as pessoas eram mais receosas, noutros perguntavam: 'Quantas horas é que vocês têm?' E se pudéssemos ficávamos horas e horas a conversar”, relata. Embora não seja um guia sobre a história do Porto, a aplicação apresenta curiosidades engraçadas e peculiares dos locais da cidade.

E, além destes, Marta e Paulo decidiram introduzir também “roteiros identificativos do Porto”, que se adequassem aos vários perfis de utilizadores, aos seus gostos e preferências. Assim, é possível fazer uma viagem pela cidade baseado no Roteiro das Camélias - que identifica os principais sítios na cidade para apreciar a “flor do porto”-, o Roteiro Judaico - que dá a conhecer os locais históricos desta temática - ou os roteiros de literatura, que exploram a vida dos escritores portuenses Camilo Castelo Branco e Almeida Garrett, entre outros.

A aplicação conta também com o testemunho de algumas personalidades ligadas ao Porto nas várias áreas. Vítor Baía, Siza Vieira, Hélio Loureiro, Richard Zimler, Manuel Serrão, Antero Braga e Hélder Pacheco dão a conhecer a sua opinião sobre o Porto e os seus próprios roteiros. Paulo Ranito conta que a ideia é não apenas dar a conhecer a história, mas sim as tradições e culturas da cidade. E é isso que Hélder Pacheco, conhecido investigador nessa área faz, oferecendo aos utilizadores da aplicação experiências únicas e características, como por exemplo as festas de São Bartolomeu, em Agosto.

Apesar de a aplicação ter sido lançada este mês, ainda há muito para fazer. Paulo Ranito indica que a receptividade tem sido muito positiva e tornar a Oporto Insight “o pólo central da informação da cidade do Porto” e “a referência digital do turismo da cidade” são as grandes finalidades.

No futuro, através de algumas parcerias, serão introduzidas outras ferramentas como o Instagram e o Twitter e informações sobre eventos e espectáculos a decorrer. Para já, quem quiser aceder a este roteiro criativo, poderá descarregar gratuitamente no site ou directamente na Apple Store e no Google Play.

Sugerir correcção
Comentar