Eles prometem uma app para desvendarmos as cidades

A aplicação (para "smartphones") será gratuita e permite a possibilidade de escolha de rotas e de partilha nas redes sociais

Renato Cruz Santos
Fotogaleria
Renato Cruz Santos
Renato Cruz Santos
Fotogaleria
Renato Cruz Santos

Será uma aplicação gratuita para turistas que querem conhecer algo mais sobre as cidades que visitam. Carlos Rajão (34 anos), Cesar Vieira (36 anos), Narciso Melo (32 anos) e Dani Barreiro (32 anos) estão a desenolver a City M. App para quem quer evitar o óbvio.

Com um "layout" “simples” e “bastante intuitivo”, a aplicação para "smartphones" permite aos turistas a possibilidade de escolha dos trajectos na cidade, dividida por rotas, e de partilha nas redes sociais. Numa primeira fase, a aplicação irá concentrar-se nas cidades portuguesas. Daí que "a rota da francesinha”, a “rota das tripas”, a “rota do Vinho do Porto” ou a “rota do Pritzker” sejam exemplos de itinerários turísticos que a aplicação irá sugerir no Porto. Mais tarde, a intenção é tentar desenvolver algo semelhante em Cabo Verde. 


O que os quatro amigos (todos eles da Área Metropolitana do Porto) pretendem com este projecto é desvendar os “lugares não-tão turísticos, mas muito importantes para a cidade”, para que os turistas não se enredem na “cidade postal".

Os quatro são responsáveis pelas três empresas que desenvolveram a aplicação. Carlos Rajão, da Geopartners, trata da informação geográfica; Cesar Vieira, da G+NV, responde pelo design; e Narciso Melo e Dani Barreiro, da Binteractive, têm a cargo a programação.

Segundo  dizem, "a ideia já tinha passado pela cabeça de todos", uma vez que, quando faziam viagens sentiam essa mesma necessidade: a de conhecer algo que "não o comum", pois “uma cidade não se resume a coisas conhecidas”. E, neste capítulo, haverá uma maior atenção ao comércio local: “O pequeno comércio não tem o mesmo poder e publicidade que o grande comércio”, dizem.

Neste momento, a City M. App encontra-se em fase de teste e, segundo os seus autores, já existem “duas câmaras municipais bastante interessadas na aplicação”. “A versão para iOS sairá primeiro e só depois estará disponível a versão Android". prometem. A aplicação deverá estar pronta, garantem, ainda durante a Primavera. 

Sugerir correcção
Comentar