Podes mostrar a tua arte num mural da revolução

"25 de Abril Hoje". A Assembleia Municipal de Lisboa oferece 2500 euros ao concorrente que melhor se inspirar nos murais revolucionários de 1974

Foto

A Galeria de Arte Urbana (GAU) lançou um concurso para a execução de uma intervenção artística subordinada ao tema "25 de Abril Hoje". "Pretende-se que na formulação das suas propostas, os concorrentes recorram a um imaginário inspirado nos murais revolucionários do 25 de Abril de 74, oferecendo o seu olhar actualizado sobre essa herança artística", pode ler-se em comunicado.

A ideia partiu da Assembleia Municipal de Lisboa que, aproveitando as comemorações do quadragésimo aniversário do 25 de Abril de 1974, promove a realização de uma intervenção artística na fachada norte das suas instalações (o Edifício Fórum Lisboa, na Avenida de Roma, nº 14). Nessa altura surgiram nas paredes da cidade "as reivindicações, as críticas, os sonhos, as imagens e as palavras de ordem de uma população há muito silenciada", prossegue a GAU. "Tal momento significou toda uma revolução cultural, um reforçado acesso a outras experiências estéticas e uma renovada produção artística que podem ser encaradas como a origem da criatividade associada às manifestações do graffiti e da street art".

A superfície em causa apresenta uma forma predominantemente retangular e abrange uma área de cerca de 220 metros quadrados. O prazo de recepção de propostas termina no dia 6 de Abril. A divulgação dos resultados está marcada para 9 de Abril, sendo que os trabalhos serão executados entre os dias 21 e 27 de Abril.

As propostas devem ser enviadas para o endereço de correio electrónico da GAU, recorrendo-se para o efeito ao preenchimento de uma ficha de inscrição.

Ao concorrente (individual ou colectivo; nacional ou estrangeiro) responsável pela proposta eleita pelo júri será atribuído um montante de 2.500 euros. O referido montante servirá para remunerar a concepção e desenvolvimento do projecto artístico, bem como para a aquisição de todos os materiais inerentes à execução dos trabalhos — a CML disponibiliza uma plataforma elevatória.

Sugerir correcção
Comentar