Estreia de What Difference Does It Make?, um filme sobre como a música pode fazer a diferença

Um filme que interroga o que é isso de criar música, com Brian Eno ou James Murphy, e que estreia esta segunda, no Lux, em Lisboa. A partir de terça-feira poderá ser visto aqui.

Fotogaleria
Lee Perry
Fotogaleria
James Murphy
Fotogaleria
Brian Eno
Fotogaleria
Stephen O' Malley

É esta segunda-feira à noite que estreia, em mais de 60 salas de todo o mundo, o filme-documentário What Difference Does It Make: A Film About Making Music, que interroga o que significa viver uma vida para e através da música. Ou como interroga às tantas o produtor, compositor e artista multimédia Brian Eno, “porque é que faço isto e que diferença fará?”

A estreia em Portugal é às 21h00, esta segunda-feira, no Lux, em Lisboa, com entrada livre. Para além do filme haverá ainda uma actuação especial ao vivo do britânico Adrian Sherwood, uma das figuras maiores na exploração tecnológica da música dub.

O filme foi realizado pelo alemão Ralf Schmerberg, com o colectivo de artistas Mindpirates, e trata-se de uma produção da Red Bull Music Academy, apresentando uma longa lista de visionários da música e figuras emergentes, todos eles entrevistados em Nova Iorque, onde o ano passado decorreu a última Academia, perplexidades, desafios e inspirações sobre o acto de criar música.

O pioneiro da música reggae e dub, o veterano Lee ‘Scratch’ Perry, o impulsionador da música ‘disco’ Giorgio Moroder ou o ex-LCD Soundsystem e mentor da editora DFA, James Murphy, são alguns dos participantes no documento, onde se podem ver também, entre outros, Brian Eno, Philip Glass, Erykah Badu, Nile Rodgers, Rakim, Skream, Q-Tip, Bernie Worrel, Thundercat, Richie Hawtin, Debbie Harry ou Stephen O’ Malley.

Entretanto, na terça-feira, a partir das 14h00, o filme poderá ser visto em baixo, a seguir ao vídeo do trailer.



Sugerir correcção
Comentar