Rock in Rio 2014 traz de volta a música de António Variações

As canções vão fazer-se ouvir através de várias vozes no ano em que o cantor completaria 70 anos.

Foto
D.R.

Não É p'ra amanhã, é pr'a Maio. No dia 31 o Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa vai inaugurar da melhor maneira, com uma homenagem a António Variações, estrela intemporal da música portuguesa.

Os organizadores do festival deram a notícia quinta-feira através de um comunicado de imprensa, disponível no site do evento. No documento, a organização sublinha que "este será um momento muito especial, em que artistas portugueses sobem ao palco para retratar a diversidade da obra de Variações, ainda hoje aclamado pela sua genialidade". Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio, diz que se prentende "proporcionar momentos inesquecíveis para o público".

O tributo está a ser planeado com a colaboração da família de António Variações, sendo que a direcção artística é da responsabilidade de Zé Ricardo e a curadoria do jornalista Nuno Galopim. Este último, recorde-se, esteve na génese dos Humanos, o grupo formado por Manuela Azevedo, Hélder Gonçalves, Camané ou David Fonseca que recuperou canções de Variações deixadas inacabadas e que, em 2004 se tornou um fenómeno de popularidade com Mudar de vida ou Maria Albertina.

O irmão do cantor, Jaime Rodrigues Ribeiro, revela o entusiasmo que toda a família sente quanto à iniciativa e diz que "esta é a melhor forma de recordar António Variações no palco do Rock in Rio".

Zé Ricardo salienta que Variações "continua a ser recordado com carinho por todos os portugueses como uma figura excêntrica que criou um estilo de música muito próprio".

São vários os músicos que vão dar voz a esta homenagem e cantar os êxitos de Variações, no entanto a organização ainda não avançou com nomes, mas diz estar para breve. Este ano o Rock in Rio - Lisboa é especial, porque se celebra o 10.º aniversário  do evento. António Variações, se fosse vivo, completaria 70 anos em Dezembro.

Sugerir correcção
Comentar