Já sabemos tudo o que se vai passar no Primavera Sound de Barcelona

O cartaz completo foi anunciado terça-feira em Espanha. O alinhamento do Optimus Primavera Sound, no Porto, será anunciado a 7 de Fevereiro

Foto
O rapper Earl Sweatshirt é um dos nomes anunciados e símbolo de um festival que se abre esteticamente mantendo a identidade original DR

Ao contrário do habitual, ou seja, do anúncio de nomes a conta-gotas para tentar assegurar uma cobertura noticiosa constante, o Primavera Sound, festival nascido em Barcelona que se estendeu também ao Porto, concentra tudo num momento. Ou melhor, em dois. Já sabíamos há meses, por exemplo, que os Pixies e os Arcade Fire, dois cabeças de cartaz, iriam estar em Barcelona no festival que se realiza entre 26 de Maio e 1 de Junho. Já sabíamos também que os mesmos Pixies e os Neutral Milk Hotel, a banda de culto do rock independente americano do final dos anos 1990, estariam no Parque da Cidade do Porto, integrando os nomes em cartaz que se apresentarão entre 5 e 7 de Junho.

Terça-feira, no que a Barcelona diz respeito, ficámos a saber tudo o resto. Tudo. Todos os cento e muitos autores de música que participarão no festival. De históricos como Dr. John ou Television a nomes seguros do rock como os Queens Of The Stone Age; de fenómenos recentes como Haim ou Sky Ferreira a revelações hip hop como Earl Sweatshirt ou Kendrick Lamar; dos portugueses PAUS ao brasileiro Caetano Veloso. Posto isto, aguardemos. O alinhamento do Optimus Primavera Sound no Porto será anunciado dia 7 de Fevereiro.

O cartaz foi revelado numa curta-metragem, adequadamente intitulada Line Up, projectada na noite de terça-feira em cinco cidades espanholas. Mostra-nos um festival que, fundado em 2001 com a intenção de ser mostra do que de mais estimulante se ia criando no rock e na pop nas franjas do mediatismo -  ao mesmo tempo, espaço para relevar os nomes do passado determinantes para a história da música popular urbana -, se manteve fiel à sua identidade. Agora, abre-se musicalmente mais que nunca - e é um verdadeiro maná para qualquer melómano minimamente atento às movimentações (do passado ou do presente) da música popular urbana.

Com os dias fortes reservados para o Parc del Fòrum nos dias 30 e 31 de Maio e 1 de Junho (o arranque, a 29 de Maio, e o de encerramento, a 2 de Junho, tem programados uma “mera” dezena e meia de concertos divididos entre a sala Apolo e o Parc del Fòrum), o Primavera promove o regresso de uma banda clássica do shoegaze britânico (os Slowdive dão o primeiro concerto em dez anos), põe os Television, heróis do punk americano, a interpretar o superlativo Marquee Moon, e dá espaço para que o ex-Bad Seeds Mick Harvey mostre o seu amor pela música de Serge Gainsbourg. Oferece-nos o veterano de Nova Orleães Dr. John, autor em 2012 do celebrado Locked Down, e abre o palco a Linda Perhacs, figura da folk britânica da década de 1960 recuperada pela  geração internet. Ao mesmo tempo, reúne nomes firmados como os Nine Inch Nails, Mogwai, The National ou Queens Of The Stone Age a nomes reconhecidos do actual cenário do rock e da pop independentes: Real Estate, Black Lips, Metronomy, Pond, Warpaint ou The War On Drugs. Todos eles correspondem ao perfil originalmente delineado pelo festival. Mas o Primavera Sound, que cresceu até se tornar nos últimos anos um dos acontecimentos de maior destaque no panorama mundial, seguido com interesse de norte a sul, nos dois lados do Atlântico, mostra muito mais.

Programou a Sun Ra Arkestra que continua a espalhar mundo fora o legado do jazz cósmico de Sun Ra e Seun Kuti & The Egypt 80, que mostram como o afrobeat de Fela Kuti continua vivo e inebriante. E teremos em Barcelona os rappers Earl Sweatshirt e Kendrick Lamar, tão celebrados pela comunidade hip hop quanto além dela, a par de nomes de fronteira entre a electrónica e a pop, tipicamente do nosso tempo, como Glasser, CHVRCHES ou Disclosure. Esta será, além disso, uma edição que pisca o olho ao Brasil: mestre Caetano Veloso como figura tutelar e Rodrigo Amarante, Boogarins, Móveis Coloniais de Acaju, Black Drawing Chalks e Single Parentes distribuídos pelo alinhamento. O cartaz completo e informações adicionais podem ser consultados aqui.

Olhando para o alinhamento, podemos começar a fazer apostas quanto ao que dele passará para o Optimus Primavera Sound no Porto, isto tendo em conta que Caetano Veloso tem já confirmado concerto português (28 de Abril no Coliseu de Lisboa), que os Queens of the Stone Age e os Arcade Fire marcarão presença no Rock in Rio (30 e 31 de Maio, respectivamente), que as Warpaint apresentam na Aula Magna, dia 1 de Março, o álbum homónimo recentemente editado e que os Chromeo, outros dos presentes em Barcelona, já foram anunciados para o Optimus Alive. 

Sugerir correcção
Comentar