sejkko/Instagram
Foto
sejkko/Instagram

Instagram une as pontes de Lisboa e São Francisco

Alguns dos mais influentes instagrammers europeus vão estar no dia 11 de Janeiro em Portugal para fotografarem a capital portuguesa e partilharem com milhares de seguidores

São Francisco e Lisboa, cidades separadas por nove mil quilómetros, vão estar ligadas no dia 11 de Janeiro através do Instagram. O pretexto? As pontes 25 de Abril e Golden Gate.

A capital portuguesa recebe uma série de utilizadores da rede de partilha de fotografia provenientes de vários países europeus. No encontro estarão nomes como Simone Bramante (@brahmino; fotógrafo italiano), Phil Gonzalez (@philgonzalez; criador da rede IGers), Nicanor García (@nicanorgarcia; especialista em fotografia de arquitectura), Thomas Kakareko (@thomas_k; fotógrafo de rua), Sebastian Weiss (@le_blanc; colunista de revista alemã de arquitectura Architectural Digest) e Katia Mi (@katia_mi; designer russa), entre muitos outros que "carregam" largos milhares de seguidores em todo o mundo (ao todo, o grupo de 24 estrangeiros tem aproximadamente sete milhões de seguidores nesta rede social), que nos próximos tempos irão descarregar milhares de corações sobre as paisagens lisboetas (identificadas com a etiqueta #TwinBridgesmeet).

Actualmente, o potencial turístico deste tipo de eventos — este será o maior em Portugal até à data envolvendo o Instagram — é incalculável. Basta dizer que "está a ser organizado com o suporte directo do Instagram", explicou ao P3 Manuel Pita (@sejkko), um dos responsáveis pelo encontro na ponte lisboeta juntamente com o artista plástico José Lourenço (@joselourenco), Gabriela Mateus, considerada mãe do Instagram em Portugal (@gmateus) e Isabel Martínez, alma da secção Trendstagram, no jornal El Mundo (@Isabelitavirtual).

O próprio Instagram faz-se representar por Hannah Waldram (@hannahrw), gestora de comunidades da empresa, criada em 2010, precisamente na cidade californiana de São Francisco. A câmara municipal de Lisboa também deu apoio logístico ao evento, que inclui um almoço onde, entre instagrammers estrangeiros e portugueses, será discutida a identidade europeia do Instagram.

 

"Em Setembro de 2013, o número de utilizadores do Instagram era de 150 milhões. Hoje em dia, a actividade dentro do Instagram é significativamente maior do que em outras redes sociais como Facebook, Twitter ou Google+", sublinha Manuel Pita, investigador nas áreas de Sistemas Complexos e Redes associado ao Instituto Gulbenkian de Ciência (Portugal) e à Universidade de Indiana (USA).

Durante todo o dia, os utilizadores do Insta passearão por Lisboa, "fotografando a cidade e partilhando o seu olhar com milhares de seguidores". O encontro culmina com um passeio à beira Tejo para fotografar a ponte 25 de Abril (encontro pelas 15h30 na doca de Alcântara). Em simultâneo, nos EUA o Instagram (com o apoio dos utilizadores @barce e @mrbrock21) estará reunido com alguns dos membros mais influentes da comunidade americana para fotografar a Golden Gate, em São Francisco. "Com esta acção, o Instagram pretende apresentar ao mundo inteiro a identidade visual e conceptual da comunidade de instagrammers da Europa, assim como estabelecer ligações com as comunidades nos EUA e o resto do mundo", conclui Manuel Pita.

"A criatividade é universal, não conhece fronteiras", resume ao P3 Gabriela Mateus, que abriu algumas portas da Europa à chegada desta rede social. "A Europa foi definindo o seu estilo e ganhando importância. Para celebrar e afirmar este estilo não havia melhor cidade do que Lisboa, a Lisboa da mais bonita e 'instagramável' luz do mundo."