Distribuidora italiana retirou os cartazes controversos do filme 12 Anos Escravo

BIM Distribuzione, responsável pela distribuição do filme em Itália, divulgou um comunicado onde pede desculpa pelo sucedido.

Foto

O filme 12 Anos Escravo, realizado por Steve McQueen, tem sido alvo de controvérsia graças aos cartazes promocionais utilizados em Itália. O filme aborda o tema da escravatura nos Estados Unidos e é protagonizado pelo actor britânico de origem nigeriana Chiwetel Ejiofor, mas são Brad Pitt e Michael Fassbender, actores com papéis secundários, que até aqui sobressaíam nos cartazes italianos. Na passada quinta-feira, a Bim Distribuzione, a distribuidora do filme em Itália, publicou um comunicado a garantir que iria remover os cartazes e a pedir desculpa pelo sucedido.

“Pedimos desculpa por ter criado e distribuído cartazes não-autorizados do filme 12 Anos Escravo que destacam Brad Pitt e Michael Fassbender de uma forma que não é consistente com o material aprovado para publicitação,” diz o comunicado da BIM Distribuzione publicado três dias depois da notícia ter sido publicada na Variety. “Todo o material com conteúdo inapropriado foi removido. Temos imenso orgulho no filme e estamos arrependidos de todas as distracções causadas.”

A controvérsia dos cartazes italianos foi gerada não apenas pelo facto de nos cartazes se dar mais protagonismo a actores secundários, mas pelo facto dos mesmos actores serem “brancos”. O primeiro blogue a chamar a atenção para os cartazes foi o Carefree Black Girl, onde a autora comentou: "Fui ao cinema no outro dia (vivo em Itália) e vi o poster de 12 Anos Escravo.Tenho seguido a imprensa há meses e mal posso esperar para ver o filme. A SÉRIO? Não me lembro de Brad Pitt ser o protagonista do fime ou ter um papel tão importante na história para aparecer no centro do poster... Não percebo nada de estratégia de marketing para fazer audiências mas isto não é ir demasiado longe?"

Na passada segunda-feira, a norte-americana Lionsgate’s Summit, responsável pela venda do filme às distribuidoras internacionais, fez uma declaração a desautorizar a circulação dos cartazes italianos onde se vêem as caras de Brad Pitt ou de Michael Fassbender em grande plano e o actor principal do filme, Chiwetel Ejiofor, em segundo plano, em  baixo, a correr. E acrescentou que estes cartazes não tinham sido aprovados por nenhum dos produtores.

Os cartazes originais mostram apenas Chiwetel Ejiofor a correr em contraluz, sem os outros actores. Ejiofor interpreta Solomon Northup, um homem negro, que nasceu livre no século XIX no Estado de Nova Iorque mas foi raptado para ser vendido como escravo e levado para uma plantação do Estado de Louisiana.

12 Anos Escravo é já um dos filmes favoritos nas nomeações aos Óscares, tendo já sido nomeado para sete Globos de Ouro, quatro prémios da Screen Actors Guild e cinco prémios Independent Spirit.

Em Portugal o filme tem estreia agendada para o dia 2 de Janeiro de 2014.
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar