Merkel e Barroso confiam em que Portugal encontrará solução para chumbo do TC

Merkel afirmou que foi informada da situação directamente pelo primeiro-ministro.

Questionada pelos jornalistas no final do primeiro dia de uma cimeira de líderes da União Europeia (UE), Merkel afirmou que foi informada da situação directamente pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

"Recebi a informação do primeiro-ministro português, Passos Coelho porque ele se senta mesmo ao meu lado e por isso não podemos evitar falar dos acontecimentos mais recentes nos nossos países, afirmou. "Estou muito confiante de que Portugal vai lidar com isto de uma forma muito responsável. Não é uma situação fácil, mas acreditamos que Portugal também vai encontrar uma forma de resolver estes problemas", vincou. Merkel sublinhou, ainda, que não vai "obviamente, interferir nos assuntos internos de Portugal".

Ao invés, Durão Barroso afirmou que ainda não teve a oportunidade de "trocar impressões" com Passos Coelho sobre uma decisão que só foi conhecida ao princípio da noite.

No entanto, frisou, "estou confiante de que Portugal vai com certeza
encontrar ma solução para esta situação de modo a garantir que os resultados já alcançados com a execução do programa de ajustamento sejam prosseguidos e que não seja comprometido o regresso de Portugal aos mercados".

Por seu lado, o primeiro-ministro remeteu os seus comentários sobre a questão aos jornalistas para sexta-feira, no quadro da habitual conferência de imprensa de encerramento das cimeiras europeias.