Aplicação para explicar medicamentos a idosos ganha concurso do BPI

PharmAssist dá informação sobre os medicamentos e instrucções de toma.

Chamada PharmAssist, a aplicação “pretende melhorar o dia-a-dia de pessoas com mais de 65 anos, ou com alguma deficiência visual”, de acordo com a descrição na página do concurso. Instalada num telemóvel ou tablet com câmara, a aplicação usa etiquetas nas caixas para dar informações e instruções. Por exemplo: “Este é o medicamento para o colesterol. Tome agora dois comprimidos”.

O objectivo é eliminar “as dificuldades decorrentes da enorme variedade de caixas, marcas e dosagens de medicação”, permitindo “aos familiares ou profissionais de saúde programarem, à distância, alertas para a hora de toma dos medicamentos, e monitorizarem se essa toma foi concretizada”.

Em segundo lugar, ex aequo, ficaram uma aplicação que pretende facilitar o contacto entre instituições de solidariedade e entidades que tenham excedentes de alimentos, e uma aplicação concebida para controlar as despesas pessoais através de fotografias às facturas.

A PharmAssist recebeu também a distinção do público, tendo ganho um total de 14 mil euros, tablets e uma sessão de formação no Google em Londres.