Fotogaleria
Fotogaleria
Viofiddler/Flickr

Queres um banquete? Pede a cozinha emprestada

A canadiana Dayana Boyer criou o projecto The Kitchen Library, uma base de dados de objectos de cozinha de pequeno e médio porte. Hoje é dia de fondue de chocolate

Procura-se: balança, conjunto de fondue, afiador de facas, máquina de café, de pipocas, de massa fresca, de sumos, de pão... Que é que nunca precisou de um destes objectos de cozinha e não o tinha à mão? E quem é que tem à mão todos estes objectos na cozinha e só os usou uma ou duas vezes?

"Partilha". Essa é a palavra de ordem do projecto The Kitchen Library, uma espécie de base de dados de objectos de cozinha de pequeno e médio porte que pretende satisfazer as necessidades dos(as) cozinheiros(as) que não têm — ou que não querem ter — os armários e a dispensa a abarrotar de utensílios. Trata-se de ter à disposição a utilidade daquele produto sem ter que conviver diariamente com ele. Hoje é o dia anual do fondue de queijo? De certeza que alguém já deixou um no The Kitchen Library.

Partilhamos roupa, livros e boleias. Em Toronto, no Canadá, Dayna Boyer olhou à sua volta e lembrou-se de criar uma plataforma colaborativa em que as pessoas tanto podem doar como pedir emprestados objectos (por um período máximo de cinco dias). "O nosso site fornece os meios para as pessoas criarem as suas receitas que as inspiram", disse ao National Post a criadora deste site.

À semelhança de uma qualquer biblioteca, os utilizadores da Kitchen Library pagam uma anuidade de 50 dólares (cerca de 36 euros) para terem acesso a todas as prateleiras desta mega-cozinha totalmente equipada. "Penso neste projecto como uma forma de nivelar o campo de jogo, dando acesso a todas as pessoas ao equipamento que precisam para criarem refeições saudáveis e sem constrangimentos de dinheiro e de espaço", explica Dayna Boyer.

"Encorajamos as pessoas a devolverem todos os equipamentos limpos, mas, de qualquer forma, lavamo-los meticulosamente depois de nos serem devolvidos". Dayana está ainda à espera de poder duplicar todos os objectos de forma a poder, por exemplo, ter uma lista de objectos a serem usados exclusivamente por vegetarianos ou na preparação de comida vegan.

Situado na avenida Danforth, The Kitchen Library partilha o espaço com o projecto Toronto Tool Library, com contornos em tudo semelhantes.

Sugerir correcção