*Erla* / Flickr
Foto
*Erla* / Flickr

O Porto vai ter um Bairro dos Livros em Dezembro

"Ler é um Carrossel" é o mote do novo festival do Bairro dos Livros, previsto de 13 a 22 de Dezembro na Baixa e na Boavista

O Bairro dos Livros traz um novo festival ao Porto, com uma "oferta livreira invejável", garantida por "livrarias independentes, alfarrabistas, editores e espaços livreiros especializados", afirma a organização, em comunicado.

Acontece entre 13 e 22 de Dezembro, mesmo a tempo da procura de prendas para a época natalícia e ocupa "dois grandes pólos agregadores do Porto", que são também "centros simbólicos da cidade": o Edifício Montepio, em plena Avenida dos Aliados, e o renovado Mercado do Bom Sucesso, na Boavista.

"Ler é um Carrossel" é o tema adotado para ilustrar um programa feito para "encantar as mentes e os corações dos amantes do livro". "Performances, teatro, debates, apresentações de livros, animação, música, oficinas, horas do conto, coros infantis e comunitários, encontros de escritores e muitas surpresas" são actividades garantidas.

Mas uma das maiores atrações é a realização do 1.º Story Slam português: originário de Nova Iorque, é um concurso de contos ao vivo, com base poética. Os narradores ("slammers") têm cinco minutos para contar uma história, com base num tema escolhido para o evento, sem qualquer nota em papel - as histórias devem ser contadas e não lidas.

O evento é promovido pela Cultureprint, para o projecto Bairro dos Livros, e é realizado em parceria com a Sociedade do Mercado Bom Sucesso e com a Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer.