Violência chega à manifestação ucraniana a favor da integração europeia

Sete mil pessoas marcharam na capital ucraniana contra o cancelamento dos acordos com a UE e o regresso à esfera de influência da Rússia.

Fotogaleria
REUTERS/Valentyn Ogirenko
Fotogaleria
AFP PHOTO / GENYA SAVILOV
49% dos ucranianos são a favor do acordo com a UE
Fotogaleria
49% dos ucranianos são a favor do acordo com a UE Gleb Garanich /Reuters
Fotogaleria
AFP PHOTO /SERGEI SUPINSKY

A polícia ucraniana tentou impedir que a manifestação em Kiev a favor da integração da Ucrânia na União Europeia (UE) se aproximasse da sede do governo. Perante a barreira policial, a multidão lançou pedras contra as autoridades que responderam com gás lacrimogénio e bastonadas.

A manifestação, que juntou perto de sete mil pesosas, foi convocada pela oposição ao Presidente Viktor Ianoukovitch que, na quarta-feira à noite, cancelou a assinatura dos acordos previstos com a UE. Entre eles um acordo de livre comércio, a ser assinado também pela Geórgia e pela Moldávia numa cimeira esta semana, nos dias 28 e 29.

Segundo a AFP, a multidão juntou-se a meio da manhã no parque Chevtchenko e começou a marchar em direcção à Praça da Liberdade, o centro da revolução laranja de 2008. A violência aconteceu à passagem junto da sede do governo, à volta da qual a polícia criara um cordão de segurança. Alguns manifestantes tentaram quebrar esse cordão e o gás lacrimogéneo começou a ser disparado.

Ianoukovitch vai assinar um Acordo Aduaneiro com a Rússia, que tinha pressionado os ucranianos a não fazerem o pacto com a UE e a regressarem à esfera de influência de Moscovo – apesar de 49% da população ser a favor da aliança com Bruxelas. 

A oposição disse que se tratava de um grande erro estratégico e a antiga primeira-ministra Julia Timochenko, adversária política de Viktor Ianoukovitch, apelara na sexta-feira à população para sair à rua em protesto. Numa carta enviada ao Presidente, Timochenko, que cumpre sete anos de prisão por abuso de poder, diz a Ianoukovitch que está a "cometer o maior erro" da sua vida.

Sugerir correcção
Comentar