É real e já há uma data: os Monty Python regressam a 1 de Julho de 2014

Fotogaleria
Os cinco comediantes na apresentação desta quinta-feira AFP
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
Os Monty Python com a actriz Carol Cleveland AFP
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
AFP

Depois do anúncio inesperado esta semana de que os Monty Python iam voltar aos palcos, esta quinta-feira, em Londres, aconteceu a conferência de imprensa, na qual os cinco “cavaleiros” levantaram o véu sobre esta tão desejada reunião. É marcar já nas agendas: 1 de Julho de 2014 é a data e a O2 Arena, em Londres, é onde tudo vai acontecer.

Sempre num tom informal e com o humor que lhes é conhecido, foi assim que John Cleese, Eric Idle, Terry Gilliam, Michael Palin e Terry Jones (Graham Chapman, o sexto Python, morreu em 1989) se apresentaram esta manhã em Londres, por vezes confundindo até os muitos jornalistas presentes, sobre se estariam a falar a sério ou a brincar. Entre as muitas provocações e piadas, ou não fossem estes os comediantes que na década de 1960 nos ensinaram a brincar sem pudor, lá se foram revelando algumas coisas.

E por falar em humor sem pudor: “One down, five to go” (Um já se foi, faltam cinco) é a frase de mote ao espectáculo, com uma imagem de um pé num cemitério. Foi esta imagem que esteve por trás dos cinco Monty Python durante a conferência de imprensa e é esta a imagem do site, onde serão publicadas todas as informações sobre a reunião do próximo ano.

Sobre o espectáculo, marcado para Julho, os comediantes explicaram que será uma mistura entre material novo e antigo – (sim, os seus maiores hits não estão de fora) –, com “um toque moderno, actual e Phytonesco”, e novo. Eric Idle vai ser o responsável pela direcção do espectáculo e garante que o público pode esperar “comédia, phatos, música e um pequeno pedaço de sexo antigo”.Terry Gilliam, responsável pelas animações dos Phyton, prometeu também novos trabalhos para este espectáculo.

“As pessoas querem realmente ver os nossos hits antigos, mas não o queremos fazer de uma forma previsível. O risco que corremos é que o público saiba melhor os argumentos do que nós sabemos”, brincou John Cleese. O que é certo, dizem, é que vai ser “um grande espectáculo” e será filmado – para o quê é que não ficou muito claro, mas poder-se-á esperar um DVD.

A revelação sobre um possível DVD do espectáculo surgiu depois de um jornalista questionar os comediantes sobre a possibilidade de o espectáculo vir a esgotar (que é o mais provável) e grande parte dos seus fãs não os conseguirem ver. Os bilhetes vão estar à venda a partir de segunda-feira, dia 25 de Novembro, e os preços variam entre 27,50 e 90 libras (33 a 017 euros). “300 libras mais baratos que os concertos dos Rolling Stones”, brincou Idle.

À resposta de um jornalista sobre se depois do espectáculo de Londres, os cinco estariam a pensar numa possível digressão pela Europa. A resposta imediata foi uma brincadeira: “Mas não estamos na Europa?”. E daí, ficou no ar a possibilidade de poder vir a acontecer. Ou não. Com os os Monty Phyton nada se sabe mas Michael Palin e Terry Jones disseram que até gostariam de viajar.