Apple contrata CEO da marca de roupa Burberry para gerir lojas

É a segunda contratação de topo vinda do mundo da moda e a única mulher na equipa executiva.

Foto
Angela Ahrendts, numa fotografia de 2010 LEON NEAL/AFP

Angela Ahrendts, CEO da Burberry, uma marca britânica de roupa de luxo, vai passar a fazer parte da equipa de executiva da Apple, com a responsabilidade pelas lojas físicas e online.

Ahrendts, uma americana de 53 anos, estava na Burberry desde 2006 e no ano passado liderava a lista dos executivos mais bem pagos no Reino Unido. Tal como os restantes executivos de topo da Apple (com excepção do CEO, Tim Cook), terá o cargo de vice-presidente sénior.

“Vai supervisionar a direcção estratégica, a expansão e o funcionamento das lojas Apple físicas e online”, explicou a multinacional em comunicado.

A cadeia de lojas que Ahrendts vai passar a gerir foram criadas há 12 anos e tornaram-se uma parte importante da estratégia de venda. Em vários países, as lojas estão inseridas em espaços comerciais, mas a empresa também criou lojas autónomas em algumas grandes cidades, algumas das quais se tornaram conhecidas pelas características arquitectónicas.

Em Portugal, embora haja lojas inteiramente dedicadas a produtos da Apple, estas são operadas por parceiros e não pela própria multinacional. Na Europa, as lojas existem em Espanha, Reino Unido, Suécia, Suíça, Holanda, Itália, Alemanha e França.

Esta é a segunda vez que a Apple vai buscar um executivo à indústria da moda. Em Julho, a empresa tinha contratado o então CEO da francesa Yves Saint Laurent, Paul Deneve, para trabalhar em “projectos especiais” que não foram especificados.

As duas contratações surgem numa altura em que se intensifica a especulação sobre planos da Apple para lançar um smartwatch, um relógio com algumas funcionalidades de smartphone. A Samsung lançou em Setembro um relógio destes, o Galaxy Gear.
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar