Windows Phone cresce nas cinco maiores economias europeias

Na Alemanha, a plataforma da Microsoft, que é vendida sobretudo pela Nokia, está perto do iPhone no segmento de consumo.

Foto
A Microsoft vai tomar conta do negócio de telemóveis da Nokia Dado Ruvic/Reuters

As boas notícias para a Microsoft e a para Nokia no mercado dos telemóveis não surgem com frequência. Esta segunda-feira é uma excepção: a quota de mercado do Windows Phone, cuja maioria das vendas é em aparelhos da Nokia, é a que mais está a crescer nos cinco maiores mercados europeus, segundo dados da analista Kantar.

Contabilizando Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Espanha, o Android tem 70,1% do mercado, o iOS tem 16,1%, o Windows Phone consegue 9,2% e os aparelhos BlackBerry (os únicos em queda) ficam-se pelos 2,4%. O sistema da Microsoft teve o maior crescimento: 4,2 pontos percentuais, correspondentes a um aumento de 45%. A informação da Kantar diz respeito ao mercado de consumo e não inclui vendas empresariais.

Os números mostram que o Reino Unido é o mercado onde aqueles telemóveis têm mais penetração, com uma quota de 12% nos três meses que terminaram em Agosto. No mesmo período do ano passado, o Windows Phone tinha apenas 4,5%.

Já na Alemanha, o Windows Phone consegue chegar a 8,8% dos consumidores (tinha 3,8% em 2012), valor que coloca o sistema próximo do iOS, que equipa o iPhone, e que tem naquele país uma fatia de 9,5%. É o único dos países analisados pela Kantar em que esta proximidade se verifica. Em França, a plataforma da Microsoft cresceu de 5,6% para 10,8%.

Por outro lado, em Itália e em Espanha, o Windows Phone tem uma quota, respectivamente, de 9,5% e de 2,2%. No caso italiano, registou uma ligeira queda, de 0,8 pontos percentuais, enquanto em Espanha cresceu 2,2 pontos.

Para além da reduzida expressão do sistema da Microsoft, o mercado espanhol caracteriza-se ainda por uma hegemonia do Android, que tanto se encontra em equipamentos topo de gama como em telemóveis de baixo custo: neste país, os Android têm 90,8% do mercado. Em nenhum outro a plataforma chega sequer aos 80%.

Em 2011, a Nokia e a Microsoft assinaram uma parceria que fez com que a fabricante finlandesa passasse a equipar os seus smartphones com o sistema da multinacional americana. Desde então, a Nokia colocou no mercado modelos de várias gamas. No mês passado, anunciou a venda da divisão de telemóveis à Microsoft.

Sugerir correcção
Comentar