Mais de 200 fogos em sábado de muito calor

Caso mais preocupante ocorreu em Alenquer, onde as chamas estiveram perto das casas.

Foto
Bombeiros não tiveram mãos a medir neste sábado Foto: Adriano Miranda

Neste sábado em que os termómetros passaram dos 30 graus em todos os distritos de Portugal continental, registaram-se mais de 200 incêndios florestais. Em Alenquer, distrito de Lisboa, as chamas chegaram muito perto das casas mas não há registo de danos pessoais.

Às 22h30, a página de Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil dava conta de quatro fogos activos no Norte do país, sendo que um deles estava já dominado.

No distrito de Vila Real, o incêndio que deflagrou em Assureiras/Águas Frias, no concelho de Chaves, às 11h40, continuava a lavrar numa área de floresta, com três frentes activas. No terreno, 112 bombeiros, apoiados por 34 veículos, combatiam as chamas.

Às 16h40 teve início outro fogo em Nevogilde, concelho de Vila Verde, Braga, que tinha ao início da noite duas frentes activas, combatidas por 31 homens e 12 veículos. No mesmo distrito mas em Guimarães, na localidade da Senhora do Monte/Gandarela, deflagrou outro incêndio às 17h. Segundo o ponto de situação feito às 21h, as operações de combate estavam a decorrer favoravelmente e já só estava uma frente activa. No local, estavam 50 bombeiros apoiados por 14 veículos.

Ainda de acordo com a página da Protecção Civil, foi dominado o incêndio que começou às 15h12 em Santiago/Astromil, no concelho de Paredes, Porto. Ainda assim, às 22h30 este era o incêndio que envolvia mais meios: 143 bombeiros e 44 veículos operacionais.

Durante a tarde, o fogo numa zona de mato em Alenquer, no distrito de Lisboa, chegou muito perto das casas. O incêndio chegou a ter três frentes activas, combatidas por mais de 300 bombeiros e mais de meia centena de veículos, incluindo um helicóptero bombardeiro, mas foi dominado por volta das 20h.

Acompanhe o trabalho especial do PÚBLICO sobre incêndios e florestas e consulte as previsões do site de meteorologia do PÚBLICO.

Sugerir correcção
Comentar