Na guerra das consolas, a PlayStation 4 ganhou a batalha do preço

A consola da Sony vai custar 399 euros, menos 100 do que a Xbox One, da Microsoft.

A Sony revelou a nova consola
Foto
A Sony revelou a nova consola ROBYN BECK/AFP

Depois de uma apresentação em Fevereiro que não tinha corrido bem, a PlayStation recuperou terreno. No arranque da Electronic Entertainment Expo (E3), em Los Angeles, a Sony e a Microsoft revelaram pormenores das respectivas consolas domésticas. E a empresa nipónica desferiu dois golpes na multinacional americana: a PlayStation 4 será mais barata do que a Xbox One e vai permitir jogos usados.

As duas empresas já tinham feito grandes eventos de apresentação, mas guardaram vários pormenores para a E3. As consolas, que estarão à venda depois do Verão ainda sem data certa, vêm competir na guerra da chamada oitava geração, que arrancou no final do ano passado, com a Nintendo Wii U, cujas vendas têm estado abaixo do esperado pela fabricante japonesa.

A PlayStation 4, que foi finalmente revelada, depois da conferência de Fevereiro ter sido criticada pela longa duração e por não ter sido mostrada uma única imagem do aparelho, vai custar 399 euros. A Xbox One custará 499 euros.

A Sony sublinhou também que os utilizadores da PlayStation 4 poderão revender ou dar os jogos que tenham em suporte físico, sem qualquer tipo de limitação. O anúncio ganha importância porque, pouco antes, a Microsoft tinha anunciado restrições ao que os jogadores poderão fazer com os seus jogos.

Graças a um sistema de verificação online na Xbox, as editoras poderão decidir que jogos são passados por um utilizador a outro e há limitações impostas à partida: quem recebe o jogo terá de estar há pelo menos 30 dias na lista de “amigos” da pessoa que o vende ou dá, e cada título só pode ser passado uma vez (o que significa que não há a hipótese de emprestar um jogo a alguém e recuperá-lo).

A Xbox One também obriga a que o jogador ligue a consola à Internet pelo menos uma vez a cada 24 horas, ao passo que a PlayStation 4 poderá ser usada sem ligação.