As manifestações na Turquia no traço de ilustradores portugueses

As amizades e as imagens da violação dos direitos humanos despertaram o desejo de intervir através do desenho.

Fotogaleria
Alex Gozblau
Fotogaleria
Ana Biscaia
Fotogaleria
Ana Biscaia
Fotogaleria
Arianna Vairo
Fotogaleria
Carlos Pinheiro
Fotogaleria
Daniel Casal Del Rey Garcia
Fotogaleria
David Campos
Fotogaleria
Esgar Acelerado
Fotogaleria
Irene Loureiro
Fotogaleria
João Maio Pinto
Fotogaleria
José Smith Vargas
Fotogaleria
Marco Mendes
Fotogaleria
Mattias Elftorp
Fotogaleria
Patrícia Guerra

A violência das imagens que passam nas televisões, que se vêem nas redes sociais e nas notícias online; as conversas com os amigos turcos fizeram um colectivo de ilustradores portugueses despertar para o que se está a passar na Turquia por estes dias.

Aquilo que começou por ser um protesto pacífico contra os planos de remodelação do Parque Gezi, no último dia de Maio, transformou-se num protesto diário contra o Governo de Recep Tayyip Erdogan, em parte devido à intervenção violenta da polícia sobre os manifestantes.

Os canhões de água e o gás pimenta usado para dispersar os manifestantes têm corrido mundo em fotografias que começam a tornar-se simbólicas e que revelam a violência que se vive naquele país, acredita um grupo de ilustradores de Lisboa, Porto e Coimbra que, de forma espontânea e numa semana, expressaram no papel, através da ilustração, os dias que se vivem na Turquia.

O conjunto das ilustrações dos 13 artistas chama-se "Ilustrações para a Turquia: pelo direito à liberdade, à justiça e à protecção do Estado". O objectivo é manifestar "através do seu trabalho, a solidariedade devida a quem, pondo em risco a própria vida, defende por estes dias na Turquia os direitos da Humanidade", escreve Pedro Rodrigues, porta-voz do colectivo de ilustradores, num texto enviado ao PÚBLICO.

Pedro Rodrigues recorda que os órgãos de comunicação social turcos não passam a informação e ignoram os acontecimentos, recorda que o acesso à Internet e às comunicações móveis foi bloqueado pelo Governo. Por isso, o colectivo criou uma página no Facebook, onde procuram passar informação. É nessa página que estas ilustrações serão publicadas. O próximo passo é editá-las num fanzine. "Queremos usar todos os meios para conseguir a maior divulgação possível, para que as pessoas em Portugal tomem consciência do que se está a passar numa sociedade democrática. É uma questão de direitos humanos, é uma questão universal", explica o porta-voz em entrevista ao PÚBLICO.

"Estes alertas são importantes para não esquecermos o que se passa à nossa volta. Se quisermos pensar em nós [portugueses], o que se está a passar na Turquia é um sinal importante. Trata-se de um Governo legitimamente eleito, em democracia, que assume atitudes de estado autoritário e ditatorial. Isto deve fazer-nos reflectir", conclui Pedro Rodrigues.

 

Sugerir correcção
Comentar