Uso de banda larga móvel sobe 21,5%

A factura da Internet no telemóvel desceu para uma média de 11 euros mensais.

Foto
As soluções passam pelas novas tecnologias José Fernandes

Nos primeiros três meses do ano, 3,5 milhões de pessoas usaram serviços de banda larga móvel, o que significa um crescimento de 21,5% face ao mesmo trimestre de 2012 e uma penetração de 33,3 utilizadores por cada 100 habitantes.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e significam ainda uma subida de 1,4% face ao último trimestre do ano passado. 

“Esta evolução da banda larga móvel é sobretudo explicada pelo aumento do número de utilizadores de smartphones, visto que o número de placas efectivamente utilizadas para aceder à Internet encontra-se em queda pelo décimo trimestre consecutivo”, lê-se no relatório da ANACOM. Dos utilizadores de banda larga móvel, 26,5% tinham acesso através de placas.

No primeiro trimestre de 2013, 19,2% dos inquiridos acederam pelo menos uma vez à Internet no telemóvel. “Foram sobretudo os jovens na faixa etária dos 15/24 anos, residentes nas grandes cidades e pertencentes às classes sociais mais elevadas (A/B), quem mais contribuiu para o aumento da penetração de Internet através do telemóvel verificado neste período”. 

A TMN lidera o segmento, com 41% destes clientes, seguindo-se a Vodafone (38,5%), a Optimus (19,3%) e a Zon (1,1%). 

Os dados revelam ainda que a factura da Internet no telemóvel desceu, tendo sido, em média, de 11 euros, menos 5,3% do que no trimestre anterior. Já a Internet fixa (vendida fora de pacotes de serviços que incluam televisão ou telefone fixo) passou para os 21,2 euros mensais (mais 4,2%) e a Internet móvel através de placas subiu para os 15,3 euros (mais 3,2%).

Já os pacotes que combinam televisão, Internet e telefone fixo custaram, em média, 50,3 euros (mais 3,4% do que no último trimestre de 2012). A factura média dos pacotes que combinam apenas Internet e telefone foi de 25,8 euros (mais 0,1%) e a combinação de televisão e Internet custou 41 euros, uma descida de 7,7%.

Sugerir correcção
Comentar