Ciro De Luca/Agnfoto/Reuters
Foto
Ciro De Luca/Agnfoto/Reuters

Primeira estrela Michelin de pizza entregue em Portugal

No dia 26 de Maio vai ser entregue, em Portugal, a primeira estrela Michelin de pizza. A associação dos Italianos em Portugal vai confeccionar uma pizza de cinco metros

O Mestre Pizzaiolo Napoletano, António Mezzero (actualmente na Pizzeria Pulcinella, em Matosinhos), que reside em Portugal há quatro anos, é o vencedor da primeira estrela Michelin de pizza. A entrega do prémio será feita pela Associação da Verdadeira Pizza Napolitana e está marcada para dia 26 de Maio.

Para assinalar a data e homenagear o arquitecto italiano Nicolau Nasoni, que desenvolveu grande parte da sua obra em Portugal e que é considerado um dos mais significativos arquitectos da cidade do Porto – autor da Igreja e Torre dos Clérigos –, a Associação dos Italianos em Portugal decidiu “abraçar” a Torre dos Clérigos com uma pizza de cinco metros.

A pizza vai ser confeccionada durante a noite e vai ser colocada na envolvente dos Clérigos durante a manhã do dia 26 de Maio. Este “pedaço de Itália”, que vai ser entregue de forma gratuita aos portuenses, vem, assim, homenagear o primeiro mestre de pizza a obter a estrela Michelin, em Portugal, e os 250 anos da construção da Torre dos Clérigos.

O evento conta ainda com a participação do campeão mundial de pizza acrobática, Giorgio Giove , que vai fazer várias exibições ao longa da manhã do dia 26 de Maio. Além disso, a organização epera que o evento junte mais de duas mil pessoas.