Um filme sobre Hillary Clinton pronto a estrear em 2016, ano de eleições?

Biopic já terá realizador e focar-se-á sobre os anos em que a então jovem advogada se debatia quanto à sua carreira e relação com Bill Clinton.

Fotogaleria
O casal Clinton é um dos mais visíveis da política norte-americana
Fotogaleria
Hillary e Bill Clinton no dia do seu casamento, em 1975 DR

Entre os planos não realizados de filmes biográficos sobre Sam Peckinpah ou Marlon Brando, o biopic de uma política norte-americana vogava na lista dos argumentos com grande potencial que, em 2012, ficaram por concretizar. Agora, segundo o site de notícias de Hollywood Deadline, o guião de Rodham, sobre os primeiros anos de vida de Hillary Rodham Clinton, pode estar perto de avançar. Com realizador e estreia próxima da potencial candidatura da democrata às presidenciais de 2016.

De acordo com o Deadline, o argumento de Young Il Kim recua à década de 1970, quando Hillary Rodham Clinton estudava Direito e era cortejada pelo futuro Presidente dos EUA, Bill Clinton, depois de ter terminado um primeiro relacionamento com o político do Arkansas. Até agora parado, o projecto parece ter avançado ao ponto de ter assegurado um realizador – James Ponsoldt (Smashed, de 2012, e do iminente The Spectacular Now).

O filme terá como produtor a Temple Hill Entertainment (a produtora por trás dos filmes da saga juvenil Crepúsculo e da série de televisão Revenge, exibida em Portugal no canal Fox Life) e segundo a Black List de 2012, que compila todos os anos os guiões com potencial que ficaram na gaveta, o argumento situa-se temporalmente “no auge do escândalo Watergate”. É nessa altura que “a estrela em ascensão Hillary Rodham é a mais jovem advogada a ser escolhida para a Comissão Judicial da Câmara dos Representantes” para o impeachment de Richard Nixon, ao mesmo tempo que se debate com os sentimentos por Bill Clinton.

Segundo o Deadline, os produtores estão a tentar escolher a actriz que desempenhará o papel de Hillary antes de procurarem financiadores e um estúdio para albergar o projecto. O mesmo site diz que o filme poderá ficar pronto a estrear nas salas norte-americanas a tempo das primárias do Partido Democrata e do Partido Republicano em 2016, que antecedem as eleições e em que são escolhidos os candidatos de cada força política à Casa Branca.

Clinton foi senadora pelo Estado de Nova Iorque (2001-2009) e concorreu às primárias de 2008, mas foi batida pelo actual Presidente Barack Obama, que a escolheu para o cargo de Secretária de Estado dos EUA. Hillary Rodham Clinton, que foi primeira dama dos EUA entre 1993 e 2001, abandonou o cargo de Secretária de Estado em Fevereiro deste ano e é vista como uma forte candidata do Partido Democrata para as eleições de 2016, após dois mandatos do também democrata Barack Obama.

Sugerir correcção
Comentar