Sócrates diz que Cavaco é agora “a mão que sai detrás do arbusto”

Antigo primeiro-ministro não poupou Cavaco pelo seu discurso no 25 Abril. Já do congresso do PS gostou da unidade.

Foto
Sócrates não poupou Cavaco Pedro Cunha

José Sócrates considerou este domingo que o discurso de Cavaco Silva no 25 de Abril foi “um desastre” e que o Presidente da Republica “era a mão atrás do arbusto” e agora é “a mão que sai detrás do arbusto”. Acusou-o ainda se ser manipulador.

No seu habitual comentário na RTP1, o antigo primeiro-ministro disse que Cavaco perdeu “a credibilidade para agir na actual situação com isenção”. “Perdeu o papel moderador”.

José Sócrates lembrou ainda palavras do Chefe de Estado em 2011, quando ele era primeiro-ministro, apontando contradições com o que diz agora: “Em 2011 não havia crise internacional, em 2013 pode-se justificar tudo com a crise internacional. Em 2011 incentivou a uma crise política, agora não quer crise política.”

Sobre o facto de Cavaco ter afirmado que era indiferente ganhar ou perder eleições se não houvesse consensos, Sócrates considerou que essa afirmação não é própria “da cultura democrática”.

O socialista acusou ainda o Presidente de “manipulação” ao dizer aos portugueses que o memorando com a troika em vigor é o mesmo assinado há dois anos.

Sócrates comentou as eventuais divisões no Governo sobre os cortes na despesa, considerando que, o que se tem passado, representa “um espectáculo deprimente” e “indecoroso”.

Elogios ao PS

O que agradou a Sócrates foi o congresso do PS que terminou este domingo. O antigo primeiro-ministro diz que foi conseguida unidade “com mérito da liderança”.

“A unidade é mais fácil de se conseguir no poder que na oposição”, afirmou para acentuar que há unidade na oposição e desunião no Governo.

Para o antigo secretário-geral do PS, neste congresso “começou a desenhar-se uma alternativa política com base na união”.
“Estamos unidos e não há partido que se apresente como alternativa se não estiver unido”, acrescentou.

Sobre o facto de Seguro ter pedido uma maioria para o PS nas próximas legislativas, Sócrates afirmou que “a ambição do PS é sempre a maioria”.

Sugerir correcção
Comentar