Soares almoça com Seguro no Palácio Praia para comemorar os 40 anos do PS

Jantar em Coimbra encerra comemorações socialistas.

Foto histórica do grupo fundador do PS reunido na Alemanha
Foto
Foto histórica do grupo fundador do PS reunido na Alemanha DR

Um almoço entre António José Seguro e Mário Soares no Palácio Praia, a sede do PS desde 1975 no lisboeta Largo do Rato, e um jantar em Coimbra vão assinalar o 40º aniversário do Partido Socialista, que se comemora nesta sexta-feira.

A 19 de Abril de 1973, na cidade alemã de Bad Munstereifel, militantes da Acção Socialista Portuguesa (ASP) vindos de Portugal e de vários núcleos no estrangeiro reuniram-se para transformar a ASP. Nascia o PS, com 20 votos a favor e sete contra. Eram 18h e o nascimento do novo partido foi aplaudido de pé.

"Ponderando os superiores interesses da Pátria, a actual estrutura e dimensão do movimento, as exigências concretas do presente e a necessidade de dinamizar os militantes para as grandes tarefas do futuro, deliberou transformar a ASP em Partido Socialista", conta a acta do encontro de Bad Munstereifel.

A Declaração de Princípios e Programa do PS são aprovados em Agosto de 1973. Nos textos faz-se a defesa do socialismo em liberdade e traça-se como objectivo último uma sociedade sem classes e o marxismo era aceite como inspiração teórica predominante.

Já a lista de fundadores foi elaborada em 1977 por Manuel Tito de Morais e Catanho de Menezes. Foram-lhe posteriormente acrescentados alguns nomes de militantes que entretanto haviam saído do PS. Todos eles figuram hoje na lápide colocada à entrada da Sede Nacional do PS e inaugurada no 25º aniversário da fundação do Partido.

O PS venceu as primeiras para a Assembleia da República, em 1976 com 38,4% dos votos e até hoje já teve três primeiros-ministros (Mário Soares, António Guterres e José Sócrates) e elegeu dois presidentes da República (Mário Soares e Jorge Sampaio).

Nesta quinta-feira, além do almoço de Soares com Seguro e do jantar em Coimbra, as portas da Sede Nacional estarão abertas entre as 15h e as 18h para quem quiser visitar as salas e os gabinetes onde se fez muita da história do PS. Uma iniciativa que contará com a presença de António José Seguro.