Fotogaleria
Fotogaleria
DR

"Isto é um assalto", a banda desenhada sobre a dívida

O livro é da autoria dos dirigentes do BE e economistas, Francisco Louçã e Mariana Mortágua. Os desenhos são de Nuno Saraiva

A banca e a troika. A escalada dos impostos, os cortes salariais e o aumento do desemprego. Quem paga a factura? As respostas chegam em banda desenhada, no livro "Isto é um assalto" (Bertrand Editora), da autoria dos dirigentes do BE e economistas, Francisco Louçã e Mariana Mortágua (e desenhos de Nuno Saraiva), lançado nesta quarta-feira em Lisboa.

”Este livro descreve o assalto que Portugal está a sofrer. Eles estão a cobrar impostos acima das nossas possibilidades, a retirar subsídios de férias e de Natal que eram as nossas possibilidades, a destruir o Serviço Nacional de Saúde, a escola pública e a Segurança Social, que deveriam ser a devolução dos nossos tributos. Eles querem tudo”, resume-se na contra capa do livro escrito a duas mãos e com ilustrações de Nuno Saraiva.

A “história deste assalto moderno” é contada ao longo de quase 170 páginas. Fazem-se contas e cobra-se a factura à banca e à austeridade, à "chantagem da dívida" e ao flagelo do desemprego. No final, os dois economistas deixam um desafio: “Isto é um assalto! Vamos fazer-lhe frente?”

O lançamento da banda desenhada está marcado para esta quarta-feira, às 18h30, na livraria Bertrand (Picoas), em Lisboa.