Portugal entre os dez melhores países a receber turistas

Estudo do World Economic Forum coloca Portugal no 7.º lugar dos países que melhor recebem os visitantes estrangeiros. Entre os piores, encontram-se a Bolívia, Venezuela e Rússia

Foto
Hugo Correia/Reuters

Se há países que estendem o tapete vermelho aos turistas, também há os que lhes viram as costas. O "Relatório de Competitividade do Turismo de 2013" (PDF) analisou 140 países, tendo em conta a atractividade e competitividade das indústrias de viagens e turismo e fez uma lista dos países que melhor e pior recebem os visitantes estrangeiros.

Assim, Portugal ocupa o 7.º lugar dos dez países mais amigáveis, com 6.6 pontos, numa escala de 0 a 7, em que o 0 é considerado "muito indesejado" e o 7 "muito bem-vindo". À frente de Portugal ficaram: Áustria, Senegal, República da Macedónia, Marrocos, Islândia e Nova Zelândia.

Entre os países mais hostis, a Bolívia situa-se no primeiro lugar, com uma pontuação de 4.1. Seguem-se a Venezuela e a Rússia, que, segundo o relatório, não garantem segurança aos visitantes. Já a Islândia e a Nova Zelândia, ficam empatados no primeiro lugar dos países mais acolhedores, com uma pontuação de 6.8.

Competitividade no turismo

O estudo faz parte de um relatório extenso que analisa a competitividade de cada país em turismo e viagens, com base na medida em que os países investem em factores e políticas para se tornarem mais atraentes para o desenvolvimento do sector. Neste índice, a Europa fica à frente, com cinco dos seus países no topo da lista dos que mais investem no turismo.

A Suíça mantém-se no primeiro lugar desde que o "ranking" começou a ser feito, há cinco anos. Entre os factores analisados, estão: as boas infra-estruturas e facilidades para o turismo, o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais e a riqueza em recursos culturais. Por outro lado, factores como as infra-estruturas subdesenvolvidas e poucas preocupações sobre o desenvolvimento sustentável, podem colocar o país num lugar mais baixo.

O relatório foi realizado a partir do Fórum Económico Mundial, graças a opiniões e dados concretos de agências nacionais e internacionais como a UNESCO, International Finance Corporation e IUCN, entre outras. O estudo deixa ainda um alerta para a importância do turismo e da necessidade de continuar a desenvolver o sector graças à importância que tem na criação de emprego, numa economia estagnada. Actualmente, a indústria é responsável por um em cada onze postos de trabalho.

Sugerir correcção
Comentar