Lisboa eleita segundo melhor destino da Europa

A capital portuguesa ficou a apenas 0.2 pontos percentuais dos votos de Istambul, a vencedora da competição Melhores Destinos Europeus 2013 promovida pela European Consumers Choice

Foto
Carla Rosado

Istambul venceu a 4.ª edição do troféu European Best Destinations com 12,4% dos votos, sucedendo ao Porto, vencedor em 2012. Logo atrás da cidade turca, está Lisboa (que tinha conquistado a eleição em 2010), votada por 12,2% dos participantes nesta eleição promovida pela European Consumers Choice (ECC), uma "organização sem fins lucrativos de consumidores e especialistas" com sede em Bruxelas e que se dedica a "avaliar produtos e serviços".

No top 10, que foi votado online de 1 a 22 de Março e para o qual competiam 20 cidades pré-seleccionados por um júri de entre "as mais visitadas do continente", seguem-se Viena (Áustria), Barcelona (Espanha), Amesterdão (Holanda), Madrid (Espanha), Valeta (Malta), Nice (França), Milão (Itália) e Estocolmo (Suécia).

A competição anual foi lançada em 2010 e, logo à primeira, Lisboa foi a vencedora. Em 2011, foi eleita a cidade de Copenhaga e, no ano passado, Portugal voltou a vencer, graças à eleição do Porto. Esta no, entre mais 224 mil votos recebidos, a votação foi, de facto, renhida entre os primeiros. Istambul recebeu exactamente 27.794 votos e Lisboa 27.345 (o 3.º posto de Viena já foi conseguido com maior diferença: a capital austríaca conquistou 21.293 votos, o que representa 9.5%).

A cidade vencedora terá direito a uma página de promoção no site da ECC e a divulgação do resultado da votação em vários meios de comunicação europeus. Além disso, a vencedora poderá usar o logótipo "Escolha do Consumidor Europeu" em toda a sua comunicação institucional durante um ano.

A competição voltará a ser lançada em Janeiro de 2014, informa a organização, que também realizou recentemente uma competição para escolher os melhores hotéis, adiantando que irão ser também lançadas em breve outas votações online - casos do melhor evento cultural, melhor destino gastronómico ou das melhores praias europeias.

Sugerir correcção
Comentar